Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Eletrônico de Informações já está em operação no IFMG
conteúdo

Notícias

Sistema Eletrônico de Informações já está em operação no IFMG

publicado: 22/11/2017 23h00, última modificação: 25/03/2024 11h45

O IFMG deu mais um passo importante na busca pela eficiência administrativa, com a efetiva implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Pautado na tramitação de forma eletrônica de uma série de procedimentos, a iniciativa resulta em economia com papel e custos de postagem, além de permitir maior agilidade no despacho de processos e documentos.

O pagamento de notas fiscais foi escolhido como processo piloto - devido ao volume semanal de documentos envolvidos - e o resultado, segundo os responsáveis pelo projeto, foi "extremamente positivo". Os setores envolvidos não tiverem dificuldades em lidar com Sistema e o ganho de tempo foi substancial: processos que demoravam até meses para serem finalizados, foram executados (liquidados e pagos) em um tempo médio de 16 dias, considerando o período de agosto a novembro de 2017. Sete unidades do Instituto já iniciaram a fase de testes para verificar o desempenho do sistema: a Reitoria, os campi Bambuí, Ouro Branco e Santa Luzia, além dos campi avançados Piumhi,  Ipatinga, Itabirito.   

A Portaria  nº 1151, de 27 de setembro, regulamenta o uso do SEI no âmbito do IFMG e, a partir do mapeamento, os processos estão sendo liberados para uso no sistema. Em 2018 todos os processos deverão ser digitais em atendimento à Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.162, de 24 de dezembro de 2015. 

 

Pioneirismo

Fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado junto ao Ministério do Planejamento, a implantação do Sistema em Nuvem é uma ação pioneira no que tange aos institutos federais. O IFMG é o primeiro a implementar o SEI nesta modalidade, graças a uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que já oferece outros serviços no Instituto, como o atual sistema de telefonia, web conferência, link , armazenamento e transferência de dados.

• Clique aqui para obter mais informações