Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para Pós-graduação em Docência para professores do IFMG

Inscrições abertas para Pós-graduação em Docência para professores do IFMG

Curso lato sensu, exclusivo para docentes do Instituto, atende a determinação do Conselho Nacional de Educação. Inscrições vão até 14 de dezembro
publicado: 27/11/2018 10h03, última modificação: 20/03/2024 08h52

A Pró-reitoria de Ensino (Proen), ciente da necessidade de discussão permanente de temas pedagógicos para o bom desempenho das funções do IFMG, e observando a necessidade de atendimento à determinação fixada pela Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012, em articulação com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, organizou formação pedagógica a ser ministrada aos professores do IFMG. Neste sentido, acaba de ser lançado o edital 83/2018, que tem por objetivo selecionar, como alunos, docentes pertencentes ao quadro efetivo do IFMG, de quaisquer campi, para o curso de Pós-graduação em Docência, na modalidade EaD, com ênfase na Educação Básica.

São ofertadas 100 vagas, a serem preenchidas pela ordem de inscrição. Podem candidatar-se docentes do quadro permanente do IFMG em exercício, não licenciados, que não possuem a formação inicial ou o reconhecimento de saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente previstos na Resolução CNE/CEB nº 6.

A inscrição deverá ser realizada até o dia 14 de dezembro, pelo preenchimento do formulário disponível on-line.

Formação pedagógica

A Resolução CNE/CEB nº 6, em seu artigo 40, define que a formação inicial para a docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos  destinados à formação pedagógica - como é o caso do curso ofertado - ou à certificação da experiência docente. O prazo para o cumprimento das excepcionalidades previstas para a formação pedagógica dos docentes em efetivo exercício da profissão encerra-se no ano de 2020.

Assim, considerando os docentes efetivos do IFMG sem a formação inicial exigida para docência na EPT, a instituição assegurará reserva de vagas no curso de Pós-graduação em Docência, na modalidade de Educação a Distância (EaD), com ênfase na Educação Básica, aprovado pela Resolução no 051, de 14 de setembro de 2017, do Conselho Superior, ofertado pelo Campus Avançado Arcos.