Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Podcast de alunos do Campus Ponte Nova aborda os 10 anos da Lei de Cotas

Acontece nos Campi

Podcast de alunos do Campus Ponte Nova aborda os 10 anos da Lei de Cotas

Professor Luiz Gustavo Santos, que dedicou 10 anos de estudos à abolição da escravidão no Brasil, foi o entrevistado do programa, recentemente aprovado como projeto de ensino.
publicado: 20/09/2022 13h24, última modificação: 07/03/2024 12h02

No último mês de agosto, a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) completou 10 anos e, para homenagear a data, estudantes do Campus Ponte Nova convidaram o professor Luiz Gustavo Santos Cota para falar sobre o assunto no podcast IFCast.

O episódio “10 anos de Política de Cotas” teve a participação dos estudantes Felipe De Oliveira Freitas, Filipe Alves de Andrade, João Pedro da Luz e Romeu Domingos Lourenço, do 3º ano dos cursos técnicos de Informática e Administração.

Durante o programa, o convidado relatou o motivo pelo qual dedicou 10 anos de sua vida ao estudo sobre a abolição da escravidão no Brasil, especialmente em Minas Gerais. “Não é uma escolha vazia, fazemos essas escolhas porque têm a ver com a vida da gente, então eu sou uma pessoa negra, um homem pardo, de uma família multiracial. A gente tem que se perceber enquanto negro ao longo da vida. A escolha desse tema não foi por acaso. Ele tem muito a ver com a minha trajetória pessoal, familiar e tem caminhado nesse sentido até os dias de hoje, seguindo com algumas interrogações que fazem parte dessa temática”, disse ele.

Ao falar sobre o ensino superior, o docente ressaltou as dificuldades para que algumas classes sociais tenham acesso aos cursos de graduação no Brasil. “Muitas pessoas dizem que o jovem não precisa ir pra universidade, que é preciso trabalhar. Mas isso não é dito para todo mundo. Minha mãe ouviu muito isso e sempre repetia, pois estava gravado na memória dela, as inúmeras vezes em que ela ouviu diversas pessoas dizendo que, eu e minha irmã, não precisávamos estudar e que a gente tinha que arrumar um serviço qualquer”, ao relembrar passagens da sua infância. “Todo o trabalho é digno e nem todos precisam frequentar uma universidade, mas, ainda assim, o acesso ao ensino superior é um direito que todos deveriam possuir”, afirmou ele.

Sobre a Lei de Cotas, Luiz Gustavo destaca que foi por meio dela que conseguiu concluir seus estudos. “Precisamos de mudanças estruturais que ainda não aconteceram. As cotas são parte desse processo de mudança. A lei completou 10 anos, mas ela ainda não é suficiente para reparar inúmeras desigualdades que existem entre nós. Precisamos avançar muito mais no que diz respeito à ampliação dos direitos das pessoas em todos os sentidos possíveis”, salientou.

Sobre o convidado

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Gustavo Santos Cota também atua como coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). É ponte-novense e foi professor efetivo do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena. Atualmente, é docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.

Sobre o IFCast

Idealizado pela professora Cássia Pires, o IFCast surgiu durante o ensino remoto em 2021, durante a disciplina Marketing com a turma do 2º ano do Técnico em Administração. No início, o projeto do podcast era uma atividade restrita a algumas disciplinas. Porém, em setembro de 2022, o podcast foi aprovado como Projeto de Ensino de fluxo contínuo.

O IFCast - até o momento - já tem 23 episódios disponíveis com a participação de convidados externos e internos do IFMG. Segundo a coordenadora, novos episódios serão lançados toda segunda e quinta-feira nas plataformas de streaming.

Ouça aqui | Podcast IFCast | Episódio 10 anos de Política de Cotas

"Lei de Cotas" completa 10 anos