Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Novo ciclo de gestão
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2019: Novo ciclo de gestão

Ministro da Educação reconduziu ao cargo o reitor Kléber Gonçalves Glória, que assinou o termo de posse em Brasília, no dia 23 de setembro. Reeleito, ele deu posse aos novos diretores-gerais, escolhidos em 2019
publicado: 13/12/2019 17h26, última modificação: 18/03/2024 09h04

A Comissão Eleitoral Central do IFMG divulgou, em 25 de junho, após o prazo para recursos, o resultado final das eleições para reitor e diretor-geral. O reitor Kléber Gonçalves Glória foi reeleito com 41,57% dos votos (3.679). Já a candidata Ana Elisa Novais ficou com 20,25% (2.568) dos votos e o candidato Fabrício Carvalho Soares obteve 3,38% dos votos (382). Nos campi, os resultados foram os seguintes:

De acordo com o presidente de Comissão Eleitoral Central, Sandro Salles Gonçalves, "no dia 18 de junho, realizou-se um grandioso processo de consulta à comunidade do IFMG". Ao todo, mobilizaram-se, voluntariamente, quase 200 servidores e alunos para atuar nesse processo. Além disso, cerca de oito mil pessoas, entre servidores e estudantes, votaram nas 18 campi e na Reitoria do IFMG. "Ao longo do dia, mesmo nas unidades onde a disputa para o cargo de diretor-geral era mais acirrada, o clima foi de tranquilidade e respeito entre os candidatos e seus apoiadores", destaca o presidente da comissão.

Posseposse kléber mec discurso.jpeg
Em solenidade na sede do Ministério da Educação, no dia 23 de setembro, o ministro Abraham Weintraub reconduziu ao cargo o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, Kléber Gonçalves Glória.. Os atos contaram com a presença do secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior; da secretária substituta de Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Machado Gomes Regattieri; e do presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva.

A posse para o segundo mandato ocorre cinco dias após a nomeação do professor Kléber no Diário Oficial da União, publicada em 19 de setembro. “É importante para mim, além dessa questão de estar sendo reconduzido para o segundo mandato, afirmar a minha satisfação de fazer parte da Rede Federal. Por incrível que pareça, tenho exatamente um terço de tempo junto ao Instituto Federal de Minas Gerais, um terço do tempo de criação da Rede Federal. Estou há 37 anos nessa instituição, primeiro como estudante em São João Evangelista, posteriormente como técnico administrativo e depois como docente”, declarou o reitor, fazendo menção ao aniversário de 110 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completados neste 23 de setembro.

 

Agradecimento 

"Sou muito grato de ter a honra de estar à frente desta Instituição, de ver a importância da Rede Federal, que tem um papel diferenciado na inclusão social. Sei da importância da participação da comunidade acadêmica no nosso trabalho e tenho fé de que poderei contar novamente com esse apoio" - Kléber Gonçalves Glória

Em seu discurso, Kléber agradeceu o apoio de todos que o ajudaram a ser reconduzido ao cargo de reitor do IFMG e enfatizou a importância das políticas educacionais para interiorização dos Institutos Federais. “Sou muito grato de ter a honra de estar à frente desta instituição. Esse momento é de muita importância pessoal, de muito agradecimento, de ver a importância da Rede Federal, que tem um papel diferenciado na questão da inclusão social. Está presente nos mais diversos rincões do nosso país. Sou oriundo de uma cidade de 15 mil habitantes e temos diversas instituições da Rede em regiões assim. Ela tem propiciado a mudança de vida de muitas pessoas. E é com essa expectativa, acreditando no sucesso da Rede que eu postulei novamente a candidatura ao cargo de reitor. Tendo tido essa experiência por quatro anos, mais a experiência como diretor de campus, sei da importância da participação da comunidade acadêmica em nossas ações, no nosso trabalho. Tenho fé de que poderei contar novamente com a comunidade acadêmica”, afirmou.

 

posse diretores.jpegNovo ciclo de gestão

No dia 24 de outubro o Campus Betim foi sede da cerimônia de posse dos diretores-gerais eleitos em 12 campi além de celebrar a recondução do professor Kléber Gonçalves Glória ao cargo de reitor. A solenidade contou com a presença de autoridades, servidores e alunos. Os gestores, que iniciam um mandado de quatro anos, foram eleitos por meio de consulta à comunidade acadêmica, realizada em junho.

Em datas subsequentes foram realizadas cerimônias locais para as comunidades dos campi. Veja fotos na galeria do começo desta matéria.

 Como diretores-gerais foram empossados os seguintes servidores:

CAMPUS DIRETOR-GERAL
Bambuí Rafael Teixeira
Betim Welinton La Fontaine 
Congonhas Robert Cruzoaldo Maria
Formiga Washington Santos da Silva 
Governador Valadares Willerson Custódio da Silva
Ibirité Oiti José de Paula 
Ouro Branco Lawrence de Andrade Magalhães
Ouro Preto Reginato Fernandes dos Santos
Ribeirão das Neves Maria das Graças de Oliveira 
Sabará Daniel Neves Rocha
Santa Luzia Wemerton Luís Evangelista
São João Evangelista José Roberto de Paula

Discursando em nome dos demais diretores-gerais, o anfitrião, Welinton La Fontaine, que também reassume mandato à frente do Campus Betim, falou sobre os desafios encontrados na gestão de uma unidade escolar e lembrou a importância de toda a comunidade acadêmica para o sucesso da Instituição.

 

Trajetória

Servidor público desde 1984, Kléber é técnico em Agropecuária e graduado em Letras. Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de doutor em Gestão Pública pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, já atuou como diretor de Administração e Planejamento e também diretor de Ensino. Foi diretor-geral da então Escola Agrotécnica de São João Evangelista (que passou a campus em 2008) por dois mandatos, de 2003 a 2011. Em junho de 2015, foi eleito para o primeiro mandato como reitor. Reeleito em junho deste ano, foi nomeado para mais um mandato de quatro anos à frente da Reitoria do IFMG.

Mais informações sobre o processo eleitoral  

 

registrado em: , ,