Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Educação realiza 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Evento ocorre de 16 a 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília
publicado: 11/10/2023 17h50, última modificação: 06/03/2024 16h01

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) realizará a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com atividades que visam divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

Estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica, é um dos objetivos do evento. Para 2023, o MEC ampliou a participação das instituições com o intuito de envolver todos os entes ofertantes, além de estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação.

Sobre o Evento

A 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade para coletivamente traçar estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades no país. Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, a Setec/MEC promoverá a edição de 2023 conjuntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em 2023, a Setec também ampliou, ainda mais, o escopo de atividades, garantindo ao evento maior público participante e visitante. A nova proposta visa dar luz à Educação Profissional e Tecnológica traçando estratégias e diretrizes para a educação e para os profissionais do futuro, com mais cidadania, inclusão, acesso, tecnologia, sustentabilidade, digitalização, empreendedorismo e inovação.

Público - O evento busca envolver o público em geral e estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, das redes estaduais, municipais, distrital e federal e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens (SNAs). Além disso, tem foco nos servidores, professores, Técnicos Administrativos em Educação, profissionais da educação, pesquisadores, imprensa, jovens e adultos, setores produtivos, estudantes com possibilidade de ingresso e sociedade em geral.

Histórico - A iniciativa visa celebrar o dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, comemorado em 23 de setembro, data que instituiu as primeiras escolas técnicas no país, conhecidas como Escolas de Aprendizes e Artífices em 1909, por meio do Decreto 7.566, de 23 de setembro de 1909.

Acesse a programação

Com informações do MEC