Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Missão estabelece projetos de cooperação entre o IFMG e escola canadense

Missão estabelece projetos de cooperação entre o IFMG e escola canadense

publicado: 09/05/2017 00h00, última modificação: 26/03/2024 14h34

No último mês de abril, uma equipe do IFMG esteve em missão no Canadá com o objetivo de estabelecer projetos de cooperação bilateral dentro do convênio já assinado (em 2014) com o Cegep de Trois Rivieres, escola de ensino técnico e tecnológico canadense na região de Quebec. Entre as áreas que farão parte da cooperação estão Administração/ Empreendedorismo, Metalurgia/ materiais, Eletrônica/automação, Engenharia Civil e Arquitetura.

Composta pelo reitor Kléber Gonçalves Glória, pela assessora de Relações Internacionais, Ana Cristina Magalhães Costa e pela diretora do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, a missão feita a convite da escola canadense foi fundamental para resgatar as metas do convênio e iniciar a proposta de execução das atividades de mobilidade. Para o reitor Kléber, “a missão foi extremamente produtiva e superou as expectativas, especialmente no que diz respeito à abertura da instituição canadense para receber profissionais brasileiros”.

Segundo a diretora do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, “houve a oportunidade de dialogar com professores de vários cursos. Um desses, de Metalurgia, apresentou-nos boas perspectivas de intercâmbio para nossos docentes em áreas específicas, em que se poderia trabalhar, de forma compartilhada, em projetos de pesquisa”.

Para 2017

As ações a serem executadas foram delimitadas conjuntamente com os diretores do Cegep de Trois Rivieres e devem ser colocadas em prática ainda em 2017. Nesse primeiro momento, o projeto será voltado especialmente para professores.

Destaca-se que as áreas nas quais existem possibilidades de se estabelecer projetos de cooperação bilateral foram identificadas durante os dois dias de visitas e reuniões: 26 e 27 de abril, período no qual a equipe conheceu a infraestrutura dos diversos cursos ofertados pela instituição canadense.

(Equipe do IFMG/ Equipe canadense)