Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muito mais que uma aula de informática

Muito mais que uma aula de informática

Projeto de extensão do Campus São João Evangelista promove a inclusão digital de idosos como forma de incentivar o crescimento pessoal e social.
publicado: 29/09/2017 14h42, última modificação: 25/03/2024 12h29

“Minha experiência com o curso tem sido muito boa, pois não sabia utilizar o computador e aprendi com os tutores. Está sendo muito bom não só para mim como para todos que estão participando. É uma oportunidade única."

O curso sobre o qual Eliana Coelho Ribeiro, moradora de São João Evangelista,  fala com tanta empolgação é um projeto de inclusão digital voltado para a terceira idade, promovido pelo IFMG. Aos 65 anos, ela é um dos 27 alunos da primeira turma, que concluíram as atividades em março deste ano.

Orientado pela professora Karina Lemos, com apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus São João Evangelista, o curso visa promover a inclusão digital de idosos, democratizando o acesso às tecnologias de informação,  além de proporcionar o crescimento pessoal e social dessas pessoas. Objetivo, este, que parece ter alcançado pleno sucesso, como demonstra outra ex-aluna,  Margarida Ferreira de Souza, 69 anos.   “Quando cheguei, não sabia como utilizar um computador, não tinha ideia de como usar um mouse. Para mim o curso foi uma benção, pois aprendi muita coisa apesar do pouco tempo. »

“Quando cheguei, não sabia como utilizar um computador, não tinha ideia de como usar um mouse. Para mim o curso foi uma benção, pois aprendi muita coisa apesar do pouco tempo"

Em sua segunda turma, o projeto atende, hoje, a 30 alunos que estudarão até  março de 2018. Eles são orientados por três estudantes campus, que cursam o bacharelado em Sistemas de Informação. Um deles é Leonardo Filipe da Silva, aluno do 8º período e que considera atividade muito enriquecedora:  “Compartilhar conhecimentos com pessoas tão pré-dispostas a aprender e contribuir para que uma parcela desta população participe do processo de alfabetização digital foi uma experiência única. Gostaríamos de levar esta oportunidade a novas pessoas que tenham interesse de se atualizar e incluir”, declara.