Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo de palestras aborda nutrição e educação dos povos indígenas
conteúdo

Notícias

Ciclo de palestras aborda nutrição e educação dos povos indígenas

Evento acontece de forma online nos dias 8 e 9 de setembro, às 19h, pelo YouTube do Campus Governador Valadares. É gratuito e aberto à comunidade.
publicado: 03/09/2021 14h55, última modificação: 13/03/2024 11h39

Nos dias 8 e 9 de setembro, às 19h, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Governador Valadares realiza evento com o tema “Infância Indígena no Século XXI”. A atividade será online com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube (a gravação ficará disponível).

Confira a programação e os convidados de cada dia:

08/09 – Direito à segurança alimentar e nutrição infantil nas comunidades indígenas

Cristina Pacheco Coelho - Possui graduação em Nutrição (Unileste/MG) e em Gastronomia (Unicesumar/PR). Foi professora e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Única de Ipatinga. Pós-graduada em: Nutrição Clínica (Ganep/SP); Nutrição Esportiva e Funcional (Instituto Valorize/ES); Fitoterapia aplicada à Nutrição (Unyleya/DF); Nutrição Clínica e Estética (IPGS/RS). Mestranda em Gestão Integrada do Território (Univale).

Thiago Henrique Fiorott – Indigenista. Especialista em: Atenção Primária à saúde e Gestão Pública (IFES); e Ouvidoria Pública. Mestre em Desenvolvimento Sustentável junto à Povos e Terras Tradicionais (MESPT/CDS/UNB). Doutorando em Desenvolvimento Sustentável (UnB).

Mediação: Keila Quintão (IFMG-Campus Governador Valadares)

09/09 - Educação indígena infantil: tradições e apropriação das tecnologias

Natália Braz / Katinã - Pertencente à etnia Pataxó. Moradora da aldeia Geru Tucunã Pataxó, distrito de Felicina - Açucena/ MG. Professora de alfabetização há 11 anos e uma das lideranças da comunidade. Formada em Línguas, Artes e Literatura (licenciatura) pela UFMG.

Sekuai Braz da Conceição - Pertencente à etnia Pataxó - município de Açucena/MG. Trabalha na educação indígena há mais de 10 anos. Formada em Administração (Univale). Graduanda em Ciências Sociais e Humanidades (licenciatura) pelo curso Formação Intercultural para Educadores Indígenas na UFMG.

Mediação: Guilherme Bianchi Moreira (professor de História do IFMG-Campus Governador Valadares)

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Não há necessidade de inscrição prévia. Para acompanhar ao vivo, basta acessar o cana do YouTube do campus no dia e horário das palestras conforme programação.

Fonte: Campus Governador Valadares