Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMG descobrem nova espécie de inseto no norte de Minas

Pesquisadores do IFMG descobrem nova espécie de inseto no norte de Minas

Trabalho é uma parceria entre os campi Bambuí e Inconfidentes (IF Sul de Minas) e deve resultar em 15 publicações científicas.
publicado: 14/09/2023 13h02, última modificação: 06/03/2024 16h41
Exibir carrossel de imagens "Minagrion veredae", foi batizada em homenagem a Minas Gerais

"Minagrion veredae", foi batizada em homenagem a Minas Gerais

Batizada com o nome de Minagrion veredae, uma recém-descoberta espécie de libélula, que habita o Parque Nacional Grande Sertão Veredas,  foi catalogada durante um projeto do IFMG, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, de levantamento da diversidade de insetos e aracnídeos . A nova espécie (um inseto do gênero “Minagrion”, em homenagem ao estado de Minas Gerais) foi coletada em dezembro de 2022, nos charcos do parque. No mundo existem apenas 5 espécies desse gênero.

Um dos coordenadores do projeto é o professor Gabriel de Castro Jacques, do Campus Bambuí. Ele explicou que o trabalho teve duração de um ano, com as visitas a campo sendo realizadas quatro vezes ao longo desse período, uma a cada estação. “O objetivo da pesquisa foi fazer o levantamento da diversidade de vespas, libélulas e opiliões do parque, para conhecer a distribuição das populações, ocorrência de espécies ameaçadas e raras, sobretudo em unidades de conservação, que constituem a ferramenta mais efetiva de proteção dos seres vivos”, esclareceu.

Cerca de 10 alunos de ambos os institutos participaram das pesquisas, que já teve três artigos publicados. Segundo Gabriel Jacques, outras 12 publicações ainda devem ser lançadas.

Parceria

Esse não foi o primeiro trabalho realizado em parceria com o IF Sul de Minas, nem será o último. Os campi Bambuí e Inconfidentes trabalham juntos desde o ano de 2020 e o primeiro projeto ocorreu no Parque Estadual da Mata Seca, no norte de MG, resultando na elaboração de 12 artigos e notas científicas. Nove deles  já foram publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais.

O próximo projeto terá o mesmo enfoque dos anteriores e as pesquisas de campo vão ocorrer na cidade de  Luminárias, no sul do estado, em parceria com a prefeitura. Segundo o professor Gabriel Jacques, além do levantamento de fauna, haverá um trabalho de educação ambiental junto às escolas do município.