Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento estratégico é tema de treinamento
conteúdo

Notícias

Planejamento estratégico é tema de treinamento

publicado: 13/03/2018 10h47, última modificação: 13/03/2018 10h47

Modelar, está lá no dicionário, é um verbo transitivo direto que significa “dar forma a (alguma coisa) segundo um modelo”. Foi com o intuito de modelar a metodologia para o Planejamento Estratégico do IFMG que gestores da Reitoria participaram, dia 7 de março, de um treinamento realizado na sede do Sebrae, em Belo Horizonte.

Conduzido pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), o evento teve como objetivo definir o modelo que o Instituto irá utilizar para implementar seu Planejamento Estratégico. Segundo o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Paulo Leão, não se tratou de definir aspectos como missão, visão, valores, metas, mas, sim, de discutir os moldes para construir esses pilares.

"(...) Acima de tudo, é preciso que as pessoas vejam utilidade no que está sendo criado."

“Queremos criar um planejamento estratégico que inclua entre os seus produtos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e que seja bastante efetivo, a ponto de se tornar objeto de consulta”, explica o diretor. Paulo acrescenta que, acima de tudo, é preciso que as pessoas vejam utilidade no que está sendo criado. “Por isso estamos fazendo neste formato de oficina, que, usando a linguagem da Pesquisa e da Inovação, chama-se modelagem – ou seja, criar o modelo”, ressalta.

Envolvimento
De forma interativa, os participantes puderam dar suas sugestões sobre os conceitos tratados e visualizar as interseções com as ideias dos demais. Paulo Leão adianta que evento será replicado com outros grupos, de forma a abranger todos os campi, ainda sem fechar os conceitos, para provocar o engajamento e a participação do máximo de pessoas da comunidade acadêmica. A chefe de gabinete da Reitoria, Ângela Rangel, participou do treinamento e vê com boa expectativa a proposta de envolver toda a comunidade na elaboração do PDI. "Após ouvir todos os segmentos, acredito que chegaremos ao nosso objetivo, trazendo os melhores resultados para a educação que ofertamos", avalia.