Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2018: Difusão do conhecimento com o Planeta Inovação

Retrospectiva 2018: Difusão do conhecimento com o Planeta Inovação

publicado: 14/12/2018 09h54, última modificação: 17/12/2018 10h28

Seis dias de eventos voltados para a ciência, pesquisa, tecnologia e inovação mudaram completamente a rotina do Campus Sabará entre 20 e 25 de agosto. Foram palestras, oficinas,  mesas redondas, debates e apresentações, todas abertas ao público e  com a participação de grandes nomes do cenário científico brasileiro.

Organizado pela pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, o Planeta Inovação foi criado para fomentar a difusão do conhecimento para além das fronteiras acadêmicas, levando ao cotidiano das pessoas a pesquisa desenvolvida no Instituto. Dois eventos serviram de base para as atividades: o Seminário de Iniciação Científica e Simpósio de Pós-Graduação. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Neimar Freitas, explicou que vários eventos em uma iniciativa única possibilitaram otimizar recursos e favorecer a presença da comunidade acadêmica. “Tínhamos vários eventos dispersos ao longo do ano, o que às vezes dificulta que as pessoas compareçam. Com esse formato, é possível participar de diversas atividades na mesma ocasião”.

As pesquisas conduzidas pelo Instituto foram agrupadas em oito “ecossistemas”: Startups, Empreendedorismo, Internacionalização, Ecossistema Tech, Bots, Play (voltado para jogos) e Ecossistema Literário. Apenas o evento de abertura não foi promovido na unidade. A conversa sobre Gastronomia e Cozinha Show, conduzida pelos chefs Flávio Trombino, Jaime Solaris e Mariana Gontijo, aconteceu no adro da Igreja do Carmo, em Sabará. Cinco dias depois, o 3º Café Literário do Campus encerrava as atividades do Planeta Inovação, numa conversa com a escritora mineira Conceição Evaristo.

Para ler outras notícias sobre o Planeta Inovação 2018, clique aqui.

registrado em: