Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação assina contrato com a empresa fabricante de semáforos Sema-SEG
conteúdo

Notícias

Polo de Inovação assina contrato com a empresa fabricante de semáforos Sema-SEG

publicado: 17/08/2017 00h00, última modificação: 18/08/2017 16h50

FOTO 3.jpegO Polo de Inovação IFMG assinou, dia 11 de agosto, o primeiro contrato nos moldes do programa Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) com a empresa fabricante de semáforos Sema-SEG. O contrato assinado tem uma composição de custeio dividida da seguinte forma: 50% dos custos são financiados a fundo não reembolsável pela Embrapii e os outros 50% são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.

 

"Este projeto incorpora o conceito de ITS (Intelligent Transportation System), que vem ganhando importância no cenário mundial"

A assinatura do contrato foi realizada no Auditório do Polo de Inovação. Além dos representantes do Polo, o diretor geral, Alexandre Pimenta, e o coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I, Adriano Olímpio Tonelli, e dos diretores da empresa Sema-SEG, Dimítrius Guilherme Ferreira Borges e Marcos Valério Borges, participaram da reunião os professores Niltom Vieira, Fernando Paim Lima e Carlos Bernardes Rosa Júnior, que, na ocasião, estava representando o reitor do Intituto, Kléber Gonçalves Glória. Também estiveram presentes na reunião a diretora geral substituta do Campus Formiga, Patrícia Regina de Faria - representando o diretor geral do instituto, Washington Santos Silva, e o diretor geral do Campus Arcos, Márcio Rezende Santos.

O projeto que será desenvolvido em parceria com a Sema-SEG é o “Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença”, coordenado pelo professor Niltom Vieira, do Campus Arcos, com a participação dos FOTO 2.JPGprofessores Carlos Bernardes e Fernando Paim, do Campus Formiga, e representa o primeiro contrato que o Polo de Inovação assina com o setor privado, demonstrando que os pesquisadores do IFMG têm competido em igualdade com as principais instituições de PD&I do país.

De acordo com o professor Niltom Vieira, a assinatura do contrato Embrapii com a empresa Sema-SEG permitirá a realização do projeto em outra escala, uma vez que receberá agora investimentos para que os testes e as etapas de desenvolvimento se aproximem da natureza industrial. Este projeto incorpora o conceito de ITS (Intelligent Transportation System), que vem ganhando importância no cenário mundial, cujo objetivo é agregar inteligência à gestão do transporte viário, refletindo em maior segurança pública e economia direta e indireta com a melhoria do fluxo de veículos nas vias", explicou o coordenador do projeto.

Durante a reunião, o diretor do Polo, Alexandre Pimenta, falou sobre a importância dessa parceria e agradeceu a todos FOTO 1 (1).JPGque estiveram envolvidos para que o trabalho de prospecção se tornasse um sucesso culminando na assinatura do primeiro contrato nos moldes do programa Embrapii, órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC) e que atua em parceria com o Polo no financiamento de projetos de pesquisa.

Os diretores da Sema-SEG também ressaltaram a importância dessa parceria e agradeceram a oportunidade de aprimorar seus equipamentos e tecnologia a partir das pesquisas desenvolvidas pela equipe do professor Niltom Vieira."É uma excelente oportunidade que estamos tendo. Com certeza, essa parceria será excepcional para nós", destacou Dimítrius Borges.