Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo IFMG marca presença em evento da Rede Federal

Acontece nos Campi

Polo IFMG marca presença em evento da Rede Federal

1º Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal ocorreu em agosto, no Espírito Santo
publicado: 28/08/2023 14h25, última modificação: 07/03/2024 08h50

Com o objetivo de compartilhar experiências e construir uma agenda comum de discussões sobre desafios e oportunidades, foi realizado, nos dias 17 e 18 de agosto, o 1º Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal. O evento ocorreu em Vitória, Espírito Santo e contou com a presença do Polo IFMG, representado pelo diretor-geral, Alexandre Pimenta.

Além de gestores ligados aos polos e reitores dos institutos federais, o encontro reuniu dirigentes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), parceiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na realização do evento. Entre os principais assuntos debatidos, estiveram os desafios da integração de ações entre os polos, a diversificação de modelos de negócios, as necessidades de melhorias em marcos legais e a ampliação de pessoal para as unidades. Também pautou o evento a intenção de afirmação de uma identidade própria dos Polos de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT).

Inovação produtiva

Os 14 Polos de Inovação são unidades das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica voltados para o atendimento de demandas dos setores produtivos por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e a formação profissional para atividades produtivas de base tecnológica. O Polo IFMG é credenciado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para atuar em projetos de inovação em parceria com empresas na área de “Mobilidade e Sistemas Inteligentes”.

Recentemente, o Polo IFMG assinou com a empresa Aratu, de Vitória, Espírito Santo, um Acordo de Parceria no valor de R$ 516,9 mil. O projeto a ser desenvolvido foi nomeado de “Sistema inteligente para análise de dados e tomada de decisão em modelagem Euleriana e Lagrangeana”. O objetivo é o desenvolvimento de um sistema para análise de dados, previsão e tomada de decisão relativo a fator de emissão de material particulado sobre o modelo de processo a ser estudado.

Com informações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Comunicação Polo IFMG

registrado em: ,