Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proen lança edital emergencial para monitores de Língua Portuguesa e Matemática

Proen lança edital emergencial para monitores de Língua Portuguesa e Matemática

Ação é complementar ao Programa de Monitoria e objetiva amenizar os impactos da pandemia no aprendizado dos estudantes do primeiro ano do Ensino Técnico Integrado.
publicado: 25/03/2022 13h40, última modificação: 07/03/2024 11h12

Com o objetivo de reduzir os impactos negativos na aprendizagem gerados pela pandemia de Covid-19, a Pró-Reitoria de Ensino acaba de lançar edital, em caráter emergencial, para seleção de monitores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ação é complementar ao Programa Institucional de Monitoria, estabelecido pela Instrução Normativa nº 1, de 3 de fevereiro de 2020.

A finalidade do documento é tornar públicas as normas para que os campi possam estruturar ações de apoio a estudantes ingressantes no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ofertados pelo IFMG.

As monitorias podem ocorrer de maneira remota ou presencial, a critério do campus. A escolha pelas duas áreas - Língua Portuguesa e Matemática - se justifica pelo nível de importância para os cursos de nível médio.

O pró-reitor de Ensino, Carlos Henrique Bento, explica que o edital surgiu a partir de visitas que a Proen vem realizando em alguns campi, com o objetivo de acompanhar o retorno presencial e coletar sugestões.

“O objetivo é auxiliar os campi no acompanhamento de estudantes que apresentem dificuldades em algumas disciplinas, criando condições para que possam acompanhar os conteúdos e se integrar, com êxito, no Instituto. Acreditamos que esse programa de monitoria irá garantir um suporte extra para que os campi promovam seu trabalho com a qualidade e eficiência que são marcas definidoras do ensino do IFMG”, explica.

São duas linhas ofertadas:

a) Monitoria com bolsa - para estudantes matriculados nos cursos de nível médio do IFMG, aptos em desenvolver ações de monitoria a estudantes ingressantes no primeiro ano dos cursos técnicos integrados do IFMG;

b) Monitoria voluntária - para estudantes de cursos de graduação interessados em desenvolver ações de monitoria junto a estudantes do IFMG, que poderão ser contadas como carga horária de Atividades Complementares, sem remuneração.

Seleção

O processo seletivo será realizado pelo campus, com base nas regras gerais estabelecidas. Cada unidade utilizará modelos de editais específicos, nos quais vão constar informações como quantitativo de vagas, inscrições, requisitos, atribuições, cronograma de atividades, entre outros. A adesão do campus à ação é opcional e a validade do edital é de um ano.

Para a monitoria com bolsa, é sugerida a seleção de um monitor de cada área para cada turma de primeiro ano dos cursos técnicos de nível médio, na modalidade integrado. Já a monitoria voluntária será de livre adesão dos estudantes de graduação, sem exigência de quantitativo.

Recursos

O valor das bolsas remuneradas será de R$ 161 para 8h semanais (até o limite de 10 parcelas por bolsista), com recursos advindos da Diretoria de Assuntos Estudantis. Vale destacar que o quantitativo não será computado ao orçamento da Assistência Estudantil, sendo liberado mediante cumprimento, pelas unidades, do fluxo de seleção. A Reitoria fará o repasse da verba aos campi, que se responsabilizarão pelos pagamentos mensais.

ACESSE O EDITAL

registrado em: ,