Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitoria de Ensino normatiza Programa de Monitoria do IFMG

Pró-reitoria de Ensino normatiza Programa de Monitoria do IFMG

publicado: 23/04/2019 15h09, última modificação: 19/03/2024 14h23

A Pró-reitoria de Ensino publicou, no dia 3 de abril, a Instrução Normativa nº03/2019, que estabelece as finalidades, objetivos, atribuições e normas para o desenvolvimento e operacionalização do Programa de Monitoria do IFMG.

A monitoria compreende uma ação de apoio pedagógico a ser executada por estudantes veteranos para atender as necessidades de formação acadêmica dos alunos novatos ou que estejam matriculados nos cursos ofertados na instituição.

O documento esclarece, entre outras questões, que a monitoria poderá ser remunerada por meio da concessão de bolsas, ou voluntária, devendo ser ofertada em uma das seguintes modalidades: Bolsa de Iniciação Científica Júnior (dedicação de 10 horas semanais) ou Bolsa de Iniciação Científica (dedicação de 20 horas semanais). A seleção do estudante monitor deverá ocorrer por meio de edital, que também definirá a carga horária a ser cumprida.

A Normativa esclarece, ainda, o fluxo para solicitação de bolsas de monitoria pelos professores à Diretoria de Ensino, bem como as atribuições e os deveres de orientadores e monitores.

O documento pode ser acessado na página da Pró-reitoria de Ensino.