Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-Reitoria de Ensino se prepara para as mudanças no Ensino Médio

Pró-Reitoria de Ensino se prepara para as mudanças no Ensino Médio

publicado: 10/02/2017 12h39, última modificação: 26/03/2024 15h15

O Senado Nacional aprovou, na última quarta-feira, dia 8, a Medida Provisória (MP) que versa sobre a reestruturação do Ensino Médio. Desde o anúncio da MP, no início do Governo Temer, a Pró-Reitoria de Ensino do IFMG (Proen), por meio da Coordenação de Formulação e Supervisão de Políticas para o Ensino Técnico, está empenhada em acompanhar os debates a respeito do tema, buscando entender as ações que podem ser implementadas, avaliando possíveis impactos na oferta do Instituto, a fim de orientar os campi

Por meio do coordenador do Ensino Técnico, professor Lucas Marinho, a Proen tem participado de diversos encontros e debates sobre as possíveis mudanças no Ensino Médio, a exemplo da abertura da Semana da Licenciatura em Física do Campus Congonhas. Destaca-se, também, a participação em uma rodada de discussões na Faculdade de Educação da UFMG, no início de fevereiro. Nos próximos dias, o tema será tratado no Fórum de Pró-Reitores de Ensino do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

"A Proen entende que a sanção da lei que altera a estrutura do Ensino Médio cria uma situação provisória, que será complementada com outros debates, como a Base Nacional Curricular Comum", explica o pró-reitor de Ensino substituto, Carlos Henrique Bento. O IFMG vem acompanhando essas outras discussões, buscando cumprir o seu papel e melhorar o ensino ofertado. A partir da participação nesses debates, em breve, a Proen tornará públicas algumas conclusões e orientações sobre as alterações propostas pelo Governo para o Ensino Médio no Brasil.

Reestruturação - Uma das primeiras ações da gestão do presidente Michel Temer foi a publicação de Medida Provisória (MP) que propõe uma reestruturação do Ensino Médio, tentando melhorar a oferta dessa modalidade, apontada como a etapa mais frágil da escolarização básica em nosso país. O texto base da MP tramitou pelo Congresso Nacional, recebendo, em 8 de fevereiro, a aprovação dos senadores. Esse texto aguarda a sanção presidencial, que deve acontecer em breve. Após a aprovação pelo Senado, o presidente Michel Temer se pronunciou afirmando acreditar nessa reestruturação como uma solução que revolucionará o Ensino Médio no Brasil.