Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex promove live relacionada ao Dia Internacional da Mulher Negra
conteúdo

Notícias

Proex promove live relacionada ao Dia Internacional da Mulher Negra

Live será transmitida no IFMG Play, às 14h, com o tema "(Re)Existências de Mulheres Negras: diálogos possíveis entre ancestralidade, arte, cultura e lazer".
publicado: 23/07/2024 13h51, última modificação: 30/07/2024 11h55

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o IFMG Play transmitirá a live "(Re)Existências de Mulheres Negras: diálogos possíveis entre ancestralidade, arte, cultura e lazer". A transmissão ocorrerá a partir das 14h, da próxima quinta-feira, 25 de julho.

A convidada para a discussão é a pesquisadora Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais do Áudiovisual Negro. A mediação será conduzida pela professora Mônica Barros, do Setor de Diversidade e Inclusão do IFMG, e a apresentação será feita por Marie Tavares, Coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer (CCEL) da Proex.

Não deixe de acompanhar este importante debate para refletir sobre a importância da representatividade e da valorização das mulheres negras em diversas áreas da sociedade.

Sobre as convidadas:

Tatiana_02 - cred Joyce Prado.jpg

Tatiana Carvalho Costa: Professora e curadora em Cinema e Audiovisual. Doutoranda no PPGCom/UFMG. Presidenta da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE - Fórum Itinerante de Cinema Negro. Titular do Conselho Superior de Cinema. Docente no Centro Universitário UNA (BH/MG). Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e é Diretora Artística do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. É co-autora dos livros Olhares Contemporâneos (2011), Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos (Ed. Letramento, 2016), Cinema Brasileiro em resposta ao país (ed. Universo Produção, 2022), Un-Mapping the Global South (Ed. Routledge, 2024), entre outros.

Mônica Barros.jpeg

Mônica Barros: Mulher negra da periferia do Rio de Janeiro, filha de Anna Maria, irmã de Luiz Felipe e tia de Luiz Guilherme.
Professora de sociologia do campus Betim, membra do coletivo IFNegro e atualmente chefe do setor de Diversidade e Inclusão do IFMG.

Clique aqui | Live (Re)Existências de Mulheres Negras: diálogos possíveis entre ancestralidade, arte, cultura e lazer