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Pesquisa aborda a formação pedagógica de professores engenheiros

Artigo resultante da dissertação de mestrado do professor Erick Boaventura, do IFMG - Campus Sabará, foi recentemente publicado na Revista Educação & Realidade. Saiba mais sobre o trabalho.
publicado: 22/12/2022 09h56, última modificação: 08/03/2024 10h59

“A Formação Pedagógica de Professores Engenheiros da EPTNM” é o mais novo artigo publicado na Revista Educação & Realidade, pelo professor do IFMG - Campus Sabará,  Erick Fonseca Boaventura. A obra é fruto do resultado da pesquisa de Mestrado em Educação Tecnológica e possui parceria com a docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Adriana Maria Tonini, orientadora do docente e dos colegas de mestrado, João Batista Rafael Antunes e Felipe Rodrigues Madeira.

O foco do artigo é debater os dados sobre as formações de professores da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) para se entender o que pode e deve ser melhorado nos cursos de formação. Assim, a pesquisa possibilita que os professores engenheiros conheçam a formação de seus pares e os benefícios da formação pedagógica, o que pode gerar a reflexão sobre sua própria formação. 

Erick afirma que a pesquisa pode ajudar a compreender a relação que existe entre o profissional graduado em engenharia e a formação pedagógica. “Com a realização desta pesquisa foi possível analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros da EPTNM (Cefet-MG e IFMG). Dessa forma, este trabalho contribui com a divulgação de dados que poderão ser utilizados para servir de base para o planejamento e desenvolvimento de futuras formações,” afirma.

O processo de escrita do artigo durou cerca de 18 meses. “Após submeter à revista, foi mais um ano mais ou menos, entre revisões e correções, até ser publicado. Ele foi recebido em 28 de outubro de 2021, foi aceito em 13 de julho de 2022 e a publicação foi realizada em 5 de dezembro de 2022”, conta Erick.

Acesse e leia o artigo (clique aqui)