Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus Bambuí publica e-book sobre agrotóxicos
conteúdo

Acontece nos Campi

Professora do Campus Bambuí publica e-book sobre agrotóxicos

Obra alerta sobre os possíveis prejuízos do uso desses produtos à saúde e sugere alternativas para reduzi-los
publicado: 25/05/2023 15h24, última modificação: 30/05/2023 15h51

Após a chamada “Revolução Verde”, no começo dos anos 50 nos Estados Unidos, o uso extenso de agrotóxicos também foi introduzido no Brasil, na década de 1970. Desde então, o país incentivou veementemente o comércio de agrotóxicos, tornando-se o país que mais investe nesses insumos. As informações são de um e-book sobre o tema que tem, entre seus autores, a professora Rafaela Pereira, do Campus Bambuí.

A obra, intitulada “Agrotóxicos em alimentos: Por que você precisa se preocupar?”, é de acesso gratuito e livre, disponível para acesso na internet. Com o objetivo de educar, traz a sugestão de alternativas menos prejudiciais à saúde, como o uso de cultivos orgânicos e incentivo da base agroecológica e familiar. Também aponta maneiras de tratar e lavar os alimentos para reduzir o consumo de agrotóxicos, além de incentivar a procura por locais que ofertem variedade de alimentos in natura e minimamente processados, de preferência orgânicos. Apresenta, ainda, dados que orientam a população sobre a presençadessas substâncias nos alimentos, e contribui para a formação de profissionais e consumidores mais críticos e engajados na luta contra o uso abusivo de agrotóxicos.

A autoria é da professora Rafaela Corrêa Pereira, do Departamento de Ciências Agrárias (DCA) do Campus Bambuí, junto de Michel Cardoso de Angelis Pereira, professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DCS/UFLA). 

Acesse o e-book

 

registrado em: