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Obra aborda ensino remoto sob a perspectiva de servidores e estudantes
Relatar desafios e realizações vividos durante o período de pandemia por uma comunidade acadêmica. Esse é o foco da obra “Ensino Remoto Emergencial (ERE): múltiplas visões e vivências no ensino técnico e tecnológico em tempos de pandemia”. Organizado pela professora de Direito do Campus Sabará, Ludmila Murta, e publicado pela Editora Fi, o livro reúne 24 autores, entre estudantes, docentes e técnicos em assuntos educacionais da unidade.
A obra compartilha as vivências e experiências com o intuito de oferecer subsídios para discussões, revisões e reformulações do ensino, a partir das mudanças e adaptações que a pandemia exigiu da comunidade escolar. Foram exploradas 10 perspectivas diferentes sobre dinâmicas desenvolvidas no ERE, passando por desafios e realizações.
De acordo com Ludmila Murta, a iniciativa se deu pela observação dos processos de readequação em relação ao ensino remoto e a necessidade de documentar as perspectivas dentro do campus virtual. Com uma linguagem mais próxima ao estilo informal, o trabalho buscou preservar ao máximo a integridade e espontaneidade dos relatos.
A organizadora acredita que a obra pode contribuir, também, para outros trabalhos. “Registramos impressões, sentimentos, angústias e invenções sem um grande distanciamento temporal, e deixamos um produto que pode ser utilizado em pesquisas no campo da educação futuramente”, avalia.
Para saber mais e baixar o livro, acesse o site da editora.