Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Gestão do IFMG é tema de experiência exitosa na Reditec
conteúdo

Notícias

Programa de Gestão do IFMG é tema de experiência exitosa na Reditec

Diretoria de Desenvolvimento Institucional apresentou o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) implantado no IFMG durante o evento nacional da Rede Federal, realizado em Belém (PA).
publicado: 10/11/2022 14h49, última modificação: 09/03/2024 08h03

Com a regulamentação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), por meio do Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, as instituições federais precisaram se adaptar à nova realidade do regime de teletrabalho para servidores públicos. E, para monitorar os indicadores, o IFMG desenvolveu o Painel de Monitoramento do Programa de Gestão.

A experiência exitosa foi apresentada nesta quarta-feira, 9 de novembro, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional (DDI), Wilson José Vieira da Costa, durante os relatos com foco na Gestão, Pesquisa e Inovação na 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC).

E, para organizar e analisar estatisticamente grandes volumes de dados, o IFMG adotou a tecnologia Power BI, um programa de business intelligence que estrutura todas as informações em forma de relatório ou painel. Além disso, os dados são atualizados em tempo real e podem ser acessados livremente no Portal do IFMG. 

Clique Aqui | Painel de Monitoramento do Programa de Gestão do IFMG 

A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e com o Ministério da Economia, via órgão central SIORG e SIPEC. O novo instrumento de gestão foi validado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), seguindo o Decreto nº 11.072/2022 e a IN/SEGES/SDG/ME nº 65/2020.

Desde a sua implantação, 202 servidores técnico-administrativos aderiram ao Programa de Gestão e Desempenho, resultando em mais de 1100 planos de trabalho pactuados, 49.370 horas homologadas, 4.773 atividades entregues, garantindo uma nota média de 9,74 para as entregas.

Segundo o diretor da DDI, a experiência do IFMG tem contribuído para propor indicadores iniciais para atendimento à normativa vigente e, portanto, não esgota os desafios do monitoramento do PGD. “O painel  representa um primeiro passo para que as instituições possam avançar no uso das soluções informatizadas disponíveis - CGU-MMA-CADE, SUSEP, SUAP e SIG - que venham a contemplar relatórios gerenciais que permitam o monitoramento do PGD pela gestão e pelos servidores da Rede Federal”, disse ele.

Leia mais:

Campus Ponte Nova coordena discussões sobre campi avançados na Reditec

registrado em: ,