Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMG vai levar iniciação tecnológica a alunos de escolas públicas

Projeto do IFMG vai levar iniciação tecnológica a alunos de escolas públicas

ProgramaOB 2.0, desenvolvido no Campus Ouro Branco, foi selecionado em chamada pública e receberá recursos para ensinar programação de softwares, aplicativos e robótica a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
publicado: 21/10/2021 09h58, última modificação: 13/03/2024 09h52
Alunos do campus Ouro Branco em 2018

O projeto do Campus Ouro Branco ProgramaOB 2.0, coordenado pelo professor de Informática na Educação, Carlos Eduardo Paulino Silva, foi aprovado no chamamento público nº 01/2021 do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), que selecionou projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

Com a aprovação, o programa tem início previsto para 1º de dezembro deste ano e término para o final do mesmo mês em 2022. Segundo o professor, “a aprovação significa ter mais recursos para desenvolver, com mais qualidade e abrangência, as atividades propostas no projeto”.

A partir dos novos recursos, o programa vai contar com dois alunos bolsistas da graduação, quatro alunos bolsistas do técnico integrado, um colaborador externo bolsista da Secretaria Municipal de Educação e dois professores bolsistas do campus, totalizando R$44.928,00 em bolsas. Além disso, serão adquiridos notebooks, kits de robótica, entre outros equipamentos que totalizam R$45.050,00 em recursos de infraestrutura.

A previsão é que as atividades do programa sejam desenvolvidas nas instalações do campus e do Ouro Hub, o ambiente de inovação que está em fase de implantação. Além disso, Carlos conta sobre a etapa atual do projeto. “Neste momento estamos firmando acordos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco, Ifes e Facto para a execução do programa”, destaca.

O chamamento selecionou, além do ProgramaOB 2.0, outras 60 propostas em todo Brasil, dentre essas, apenas 11 em Minas Gerais.

Para saber mais sobre o chamamento, acesse o site do Ifes.

ProgramaOB 2.0 - A iniciativa é uma continuidade de um outro projeto de extensão, realizado com fomento interno do Campus Ouro Branco durante o ano de 2020, chamado ProgramaOB 1.0. Nele, foi realizado o ensino de programação de forma remota, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, em duas escolas municipais de Ouro Branco.

Já o ProgramaOB 2.0 tem como objetivo geral a iniciação tecnológica - com a introdução da programação de softwares, aplicativos e robótica - de 300 alunos do 8º e 9º ano de todas as escolas da rede municipal de educação em Ouro Branco. De modo a despertar o interesse dos estudantes em aprender sobre o desenvolvimento de tecnologias.