Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Ouro Preto prepara alunos para o Enem há quatro anos

Acontece nos Campi

Projeto do Campus Ouro Preto prepara alunos para o Enem há quatro anos

Criado pelos professores da Coordenadoria de Ciências Biológicas as oficinas de Biologia para o Enem já atenderam a 120 estudantes
publicado: 01/09/2022 12h12, última modificação: 09/03/2024 09h05

O acesso ao ensino superior pode ser classificado de diversas formas para aqueles que buscam uma vaga nas universidades: um sonho, uma preocupação, uma urgência… Mas, geralmente, está ligado ao esforço necessário para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso às universidades públicas e privadas.

Pensando nisso, professores da Coordenadoria de Ciências Biológicas (CODACIB) se reuniram, em 2019, para criar aulas que pudessem atender à rotina atarefada de estudos dos alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Ouro Preto. Desde então, as Oficinas de Biologia para o Enem já ajudaram 120 estudantes do terceiro ano, com 40 matriculados para as aulas que começaram no dia 30 de agosto.

O projeto, coordenado pela professora Margaly Aguiar Vita, consiste em seis oficinas que visam reproduzir o modelo de questões utilizado no Enem, familiarizando os estudantes com o exame. Ao final das aulas, os professores analisam o número de acertos feitos pelos alunos e, com base neles, traçam novas estratégias para as futuras oficinas. “Isto nos permite ter uma visão melhor de conteúdos que devem ser melhor trabalhados nas aulas regulares e o interesse dos discentes”, conta a coordenadora do projeto.

A iniciativa tem rendido bons resultados. Margaly conta que a resposta positiva vem dos próprios alunos, que buscam os professores ao final das aulas para comentar como as oficinas têm sido importante na sua preparação para o Enem.

Além das declarações dos participantes, a procura pelo projeto fala por si só. Nas quatro edições, todas as vagas foram preenchidas. Neste ano, as inscrições se encerraram em menos de uma semana após a sua abertura. Indagada se há possibilidade de abrir mais vagas ou aumentar a frequência do projeto, Margaly responde que “infelizmente não, pois temos alguns limitadores: data de realização da prova do Enem, horários disponíveis dos alunos e professores”. Contudo, ela afirma que a CODACIB pretende continuar ofertando o projeto, uma vez que a procura é bem satisfatória.

A alta procura pelas oficinas reflete a concorrência acirrada do Enem e o nível de dificuldade das provas. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2021, a média dos resultados da prova de Ciências da Natureza e Sua Tecnologias foi de 491,05, quase metade da proficiência máxima da mesma avaliação (867,1). Na edição deste ano, cerca de 3,4 milhões de pessoas farão o Enem, sendo que, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os estudantes para as universidades públicas, apenas 65.932 vagas serão oferecidas.

Informações: Comunicação Campus Ouro Preto
registrado em: