Acontece nos Campi
Projeto de Extensão do Campus Conselheiro Lafaiete compartilha conhecimentos astronômicos
Um projeto de extensão do Campus Conselheiro Lafaiete pretende, por meio de publicações em redes sociais, levar o conhecimento da Astronomia ao público interessado, seja ele composto pela comunidade acadêmica ou externa. O "Astronomia para Todos" foi desenvolvido pelo professor de Física da unidade, Fernando Jesus, e atualmente conta com as bolsistas Alexandra Barbosa e Samara Souza.
Segundo o docente, a ideia inicial do projeto surgiu a partir de seu envolvimento com a Astronomia. Fernando realiza, atualmente, um curso na Universidade de São Paulo (USP) sobre o tema, tendo concluído outras formações na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, o crescente interesse dos alunos por Astronomia foi outro importante fator que motivou a criação do projeto. "Este assunto foi tema de um projeto de ensino durante o ano de 2019 e culminou com a realização de uma sala temática de Astronomia em nosso Campus durante a semana de ciência e tecnologia", comenta.
Neste ano, o professor propôs novamente a realização do projeto de ensino, que foi muito bem aceita pelos alunos. As 40 vagas disponibilizadas foram ocupadas e o grupo passou a realizar reuniões quinzenais para discussão de temas relacionados à Astronomia. Com a pandemia do Coronavírus, esse espaço foi transferido para o Whatsapp.
Projeto de Extensão
Antes do isolamento social, em conversas com um amigo diretor de uma escola pública, Fernando teve a ideia da realização de um projeto de Extensão sobre Astronomia naquela unidade. Novamente, o quadro de pandemia inviabilizou as atividades presenciais, porém, com a aprovação do edital e a seleção das bolsistas, o docente propôs atividades remotas e as redes sociais foram escolhidas como canal de interação com o público. Em 15 de junho o perfil "Astronomia para Todos" foi criado no Instagram e os posts já começaram.
Para a bolsista Alexandra, a experiência tem garantido contribuições em pontos como desenvolvimento do trabalho em grupo, da criatividade, da capacidade de organizar dados e informações, dentre outros. Para ela, além do interesse antigo, não muito abordado por escolas anteriores, o apoio do professor é muito importante para a produção de conteúdos confiáveis. "Apesar de curiosidade ser algo que nunca me faltou, é inegável a importância de um apoio, tanto para tirar dúvidas quanto para indicar sites e conteúdos confiáveis com dados atualizados, ainda mais hoje em dia que notícias falsas circulam para todo lado", afirma.
Sobre sua participação, Samara, a outra bolsista, afirma que a vontade de levar o conhecimento para pessoas que não possuem condições de acesso a conteúdos científicos foi uma das motivações para candidatar-se à vaga. "Participar de um projeto que leva educação científica para quem quer que seja, tendo somente a necessidade de carregar consigo exclusivamente o interesse, me torna mais realizada. É um sentimento que existia em mim desde a infância e que, enfim, torna-se realidade".
Próximos passos
Fernando explica que a ideia é expandir o projeto para outras redes sociais, como Facebook e, até mesmo, Youtube. Segundo ele, a perspectiva de produção de vídeos mais elaborados e a proposta de apresentar tarefas simples para o público que acompanha o projeto é o que motiva a expansão.
Acesse aqui o perfil "Astronomia para Todos", no Instagram, e acompanhe as publicações!