Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do Campus Conselheiro Lafaiete compartilha conhecimentos astronômicos
conteúdo

Acontece nos Campi

Projeto de Extensão do Campus Conselheiro Lafaiete compartilha conhecimentos astronômicos

O projeto "Astronomia para Todos", coordenado por professor de Física da unidade, tem página no Instagram para divulgar temas relativos à Astronomia. Iniciativa conta com duas bolsistas.
publicado: 02/07/2020 16h13, última modificação: 16/03/2024 09h12
Perfil já conta com vídeos produzidos pelos administradores

Perfil já conta com vídeos produzidos pelos administradores

Um projeto de extensão do Campus Conselheiro Lafaiete pretende, por meio de publicações em redes sociais, levar o conhecimento da Astronomia ao público interessado, seja ele composto pela comunidade acadêmica ou externa. O "Astronomia para Todos" foi desenvolvido pelo professor de Física da unidade, Fernando Jesus, e atualmente conta com as bolsistas Alexandra Barbosa e Samara Souza. 

Segundo o docente, a ideia inicial do projeto surgiu a partir de seu envolvimento com a Astronomia. Fernando realiza, atualmente, um curso na Universidade de São Paulo (USP) sobre o tema, tendo concluído outras formações na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, o crescente interesse dos alunos por Astronomia foi outro importante fator que motivou a criação do projeto. "Este assunto foi tema de um projeto de ensino durante o ano de 2019 e culminou com a realização de uma sala temática de Astronomia em nosso Campus durante a semana de ciência e tecnologia", comenta. 

Neste ano, o professor propôs novamente a realização do projeto de ensino, que foi muito bem aceita pelos alunos. As 40 vagas disponibilizadas foram ocupadas e o grupo passou a realizar reuniões quinzenais para discussão de temas relacionados à Astronomia. Com a pandemia do Coronavírus, esse espaço foi transferido para o Whatsapp

Projeto de Extensão

Antes do isolamento social, em conversas com um amigo diretor de uma escola pública, Fernando teve a ideia da realização de um projeto de Extensão sobre Astronomia naquela unidade. Novamente, o quadro de pandemia inviabilizou as atividades presenciais, porém, com a aprovação do edital e a seleção das bolsistas,  o docente propôs atividades remotas e as redes sociais foram escolhidas como canal de interação com o público. Em 15 de junho o perfil "Astronomia para Todos" foi criado no Instagram e os posts já começaram. 

Para a bolsista Alexandra, a experiência tem garantido contribuições em pontos como desenvolvimento do trabalho em grupo, da criatividade, da capacidade de organizar dados e informações, dentre outros. Para ela, além do interesse antigo, não muito abordado por escolas anteriores, o apoio do professor é muito importante para a produção de conteúdos confiáveis. "Apesar de curiosidade ser algo que nunca me faltou, é inegável a importância de um apoio, tanto para tirar dúvidas quanto para indicar sites e conteúdos confiáveis com dados atualizados, ainda mais hoje em dia que notícias falsas circulam para todo lado", afirma. 

 Sobre sua participação, Samara, a outra bolsista,  afirma que a vontade de levar o conhecimento para pessoas que não possuem condições de acesso a conteúdos científicos foi uma das motivações para candidatar-se à vaga. "Participar de um projeto que leva educação científica para quem quer que seja, tendo somente a necessidade de carregar consigo exclusivamente o interesse, me torna mais realizada. É um sentimento que existia em mim desde a infância e que, enfim, torna-se realidade". 

Próximos passos

Fernando explica que a ideia é expandir o projeto para outras redes sociais, como Facebook e, até mesmo, Youtube. Segundo ele, a perspectiva de produção de vídeos mais elaborados e a proposta de apresentar tarefas simples para o público que acompanha o projeto é o que motiva a expansão. 

Acesse aqui o perfil "Astronomia para Todos", no Instagram, e acompanhe as publicações!