Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Bambuí promove dignidade menstrual
conteúdo

Acontece nos Campi

Projeto do Campus Bambuí promove dignidade menstrual

Ação realizada por grupo de mulheres arrecada absorventes para distribuição gratuita na cidade. Professora convida outros campi para se juntar à campanha.
publicado: 07/10/2021 11h09, última modificação: 13/03/2024 11h09

Com o objetivo de conscientizar sobre a pobreza menstrual e desmistificar tabus relacionados à menstruação, um grupo de mulheres do Campus Bambuí está promovendo o projeto de extensão “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. Dentro das ações realizadas, está a campanha intitulada “MenstruAção”, cujo objetivo é arrecadar absorventes para distribuir a jovens e mulheres da cidade, promovendo a “dignidade menstrual”.

Realizada desde julho de 2021, a campanha tem a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura e o apoio do Movimento de Mulheres Olga Benário - Núcleo Bambuí/Canastra. A ação atua recebendo absorventes em caixinhas devidamente identificadas em alguns postos de coleta disponibilizados pelos parceiros do projeto. Além disso, podem ser feitas também doações em dinheiro à campanha.

No mês de setembro, 115 cestas básicas de instituições como Vicentinos e Casa Espírita Amor e Luz tiveram um pacote de absorvente incluído nos itens doados. De acordo com a professora Meryene Teixeira, o grupo produziu também um bilhete, com a mensagem: “Somos mulheres. Entendemos você. Assuntos como absorventes e menstruação, podemos conversar juntas! Que tal? Escreva pra gente! Nosso projeto e a campanha MenstruAção estão no Instagram @lugardemulher.ifmg. Deixe seu recadinho lá!”

O grupo também é formado pelas servidoras Fernanda Cabral, Clarice Cesário, Nadia  Muffato e Regiane Ramos, além da estudante e bolsista do projeto, Renata Pereira. “A ação continuará até conseguirmos um projeto de lei que atenda a essa necessidade da população feminina da comunidade de Bambuí”, declara Meryene. Ela aproveita para convidar servidoras e alunas de outros campi do IFMG para participar de ações semelhantes a essa. “Vamos fazer crescer essas ações e mostrar que nós, mulheres, somos muito mais fortes quando nos unimos!”, convoca.

Para saber mais sobre o projeto, siga o perfil no Instagram @lugardemulher.ifmg ou entre em contato pelo e-mail meryene.carvalho@ifmg.edu.br.