Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto em Valadares leva alunos a refletirem sobre hábitos alimentares saudáveis

publicado: 24/11/2017 07h27, última modificação: 24/11/2017 07h27

Nós somos o que comemos! Assim foi batizado o projeto de extensão que tem por objetivo promover atividades educativas que visem a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e domiciliar. Participaram 75 alunos do 1º ano dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e Segurança do Trabalho (TST) do Campus Governador Valadares.

Teoria atrelada à prática

No primeiro dia (25/10), os estudantes participaram de quatro palestras ministradas por alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Os assuntos pautados foram: nutrição e saúde; doenças relacionadas à má nutrição, como obesidade, diabetes e pressão alta, além da cultura alimentar mundial; saúde alimentar e economia; cardápios saudáveis para adolescentes. No intuito de vivenciar na prática os ensinamentos, foi oferecido aos participantes um lanche composto por melancia, sucos naturais de cupuaçu, abacaxi e manga, pão integral e patê de atum.

Para estender o aprendizado também para o ambiente doméstico, os alunos tiveram como dever de casa a elaboração, juntamente com seus familiares, de pratos saudáveis. A experiência foi registrada em vídeo e fotos e apresentada no encontro seguinte, realizado no dia 10 de novembro. Os melhores clicks foram expostos em um mural. O projeto foi encerrado com uma gincana onde os alunos executaram atividades diversas na cantina, jardim e sala de aula.

A coordenadora do projeto, professora Cecília Carvalho, ressalta que diversos estudos apontam o crescimento exponencial da obesidade entre crianças e adolescentes nas últimas décadas, o que reforça a pertinência da ação. “A elaboração de ações na escola que repercutam positivamente na reeducação de hábitos alimentares pode fazer com que os estudantes reflitam e se sintam incentivados a consumirem mais alimentos in natura como frutas, verduras, legumes, raízes e sementes ou alimentos pouco processados como um bolo sem muitos ingredientes, suco ou iogurte natural, entre outros exemplos saudáveis”, exemplifica.

O projeto contou também com a participação da professora Cláudia Maia, da área de química do campus, e com o apoio do Comitê Local UFJF-GV da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil denominada IFMSA-Brazil (International Federation of Medical Students Association of Brazil).

Opiniões

“O projeto foi magnífico e os palestrantes foram ótimos ao abordarem o tema, sem complicá-lo demais e sem tópicos desnecessários. Foi demonstrado o quão bom é ter uma comida saudável, não sendo necessário cortar de vez alguns alimentos, e sim saber harmonizá-los no prato. Mostrou também o mal que alguns alimentos fazem e o quão perigoso pode ser caso comamos algum alimento ou nutriente em excesso. Ensinou a importância de olharmos as informações nutricionais e ficarmos o mais esperto possível com truques utilizados nessas tabelas. Agora, basta regular a alimentação com o que foi aprendido.” (Nilson Carlos de Andrade, 1º TST)

"A alimentação é de suma importância para a manutenção da vida, mesmo assim nem sempre damos a devida atenção a ela. O projeto me fez refletir o quanto uma alimentação errônea e desbalanceada em minha rotina pode comprometer o meu futuro e minha qualidade de vida. Gostei muito de participar e agora tenho uma orientação na hora de realizar minhas refeições". (Poliana Teixeira da Silva, 1º TMA)

(Fonte: Comunicação | Campus Governador Valadares)