Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto inovador do Campus Ouro Preto recebe financiamento de mais de R$200 mil

Projeto inovador do Campus Ouro Preto recebe financiamento de mais de R$200 mil

Aumento exponencial nos casos de violência digital em Ouro Preto motivou o estudo. Escola Estadual Padre Afonso de Lemos será objeto da pesquisa.
publicado: 17/06/2024 13h45, última modificação: 18/06/2024 12h03

A violência nas redes sociais, aplicativos e jogos é um problema que nos últimos anos têm afetado significativamente a vida dos jovens, principalmente estudantes, influenciando negativamente seu comportamento e bem-estar psicológico. A constante exposição a conteúdos violentos pode normalizar a violência e prejudicar a relação pedagógica e as possibilidades de aprendizagem.

E frente a este cenário, o Campus Ouro Preto, sob liderança do professor Denilson Junio Marques Soares, está desenvolvendo um projeto inovador que visa combater a crescente violência nos ambientes virtuais enfrentada pelos estudantes da educação básica. Intitulado “EducAção digital com o NEPSO: enfrentando a violência nos ambientes virtuais”, o projeto concorreu com mais de 100 propostas em chamada pública da Fapemig (edital 14/2023), sendo uma das 31 propostas aprovadas e que receberá um investimento de R$ 233.519,80.

A iniciativa foca na promoção da segurança, inclusão e conscientização dentro da comunidade escolar, principalmente entre os estudantes da Educação Básica, buscando envolvê-los na investigação e análise dos estímulos à violência disseminados pelas redes sociais, aplicativos e jogos. A pesquisa será aplicada nas turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto-MG.

O projeto teve início neste mês de junho e, segundo o coordenador, o desafio é envolver ativamente os estudantes no processo de pesquisa e análise, para que eles desenvolvam um senso de protagonismo e responsabilidade. “Isso os empodera a tomar decisões informadas e a criar estratégias de enfrentamento para a violência digital, promovendo uma atitude mais crítica e reflexiva diante dos conteúdos que consomem online. Além disso, ao mapear e discutir as diversas formas de violência presentes nas plataformas digitais, os estudantes se tornam mais conscientes dos impactos negativos desses estímulos em suas vidas e na de seus colegas. Essa conscientização é um passo crucial para a mudança de comportamento, pois eles acabam reconhecendo e evitando situações de risco, contribuindo para um ambiente digital mais seguro”, afirmou Denilson Junio.

É por meio de palestras educativas e debates, que os estudantes receberão suporte emocional e psicológico, além de aprender técnicas de resiliência e gestão de conflitos. O objetivo é que o projeto proporcione um espaço seguro para que os estudantes expressem suas preocupações e experiências relacionadas à violência digital. “Esse suporte será fundamental para reduzir os níveis de ansiedade e estresse associados à exposição constante a conteúdos violentos”, destacou o coordenador.

NEPSO: metodologia participativa e reflexiva

A metodologia que será utilizada no estudo é conhecida como NEPSO, acrônimo de Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, e será aplicada na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, local este que vem demonstrando um comprometimento significativo com a promoção da educação inclusiva e segura, tornando-se um parceiro ideal para a realização das iniciativas previstas no projeto.

“A motivação inicial para desenvolver o projeto está relacionada ao aumento alarmante da violência nos ambientes virtuais no município de Ouro Preto e região. Estatísticas recentes indicam um crescimento significativo na disseminação de conteúdos violentos em plataformas digitais, afetando diretamente a vida dos estudantes, sua segurança emocional e o ambiente escolar. Este cenário demanda uma resposta efetiva, considerando o rápido avanço das tecnologias digitais e sua influência na vida dos jovens”, salientando que um dos objetivos é a criação de um modelo de intervenção que possa ser replicado em outras instituições de ensino, ampliando o impacto positivo do projeto na comunidade escolar.

Parceria entre instituições

A execução do projeto está sob a responsabilidade de uma equipe interinstitucional formada por 15 pessoas, sendo: Denilson Junio Marques Soares (IFMG Campus Ouro Preto), Jarbas Glauber Santos Lopes (SEE/MG), Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi (UFSJ), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG), Thiago Neves Mendonça (IFMG Campus Ouro Preto), Denise Alves de Araújo (UFMG), Talita Emidio Andrade (IFSULDEMINAS Campus Passos), Josâne Geralda Barbosa (IFMG Campus Ouro Preto), Ruana Priscila da Silva Brito (UFMG), Felipe Júnio de Souza Oliveira  (UFMG), Wagner dos Santos (UFES), Talita Valadares (IFMG Campus Ouro Preto), Raquel Monteiro Pires de Lima (UFMG), Juliana Batista Faria (UFMG) e Mariana Schuchter Soares (IFMG Campus Conselheiro Lafaiete).