Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Qualidade no processo seletivo

Qualidade no processo seletivo

publicado: 11/08/2017 10h01, última modificação: 25/03/2024 13h02

Em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFJF, o IFMG realizou um treinamento com cerca de 20 docentes, responsáveis por elaborar as questões das próximas provas de seleção dos cursos técnicos. Ministradas nos dias 8 e 9 de agosto, no Campus Betim, as aulas orientaram os professores sobre a nova estrutura de avaliação do Instituto, que dará um caráter mais pedagógico ao processo seletivo.

O diretor de Avaliação Educacional, Carlos Henrique Bento, explica que a intenção do IFMG é ir além da seleção e classificação dos candidatos, diagnosticando também a situação dos futuros alunos. Essa medida, segundo ele, irá facilitar os trabalhos em sala de aula.

Os docentes foram instruídos sobre como criar avaliações que possam o proporcionar esse diagnóstico. “A avaliação parte do aluno e vai depois aos conteúdos, em uma lógica invertida. O centro do processo não está no conteúdo, mas no estudante, que tem ou não uma habilidade específica que se queira apurar”, avalia o professor  do Campus Ribeirão das Neves, Marco Aurélio Peixoto, que saiu bastante animado do treinamento: “poderemos, com o tempo e ações efetivas, mudar a realidade educacional no IFMG”, completa.

Esse curso é uma dentre várias ações promovidas pela Pró-Reitoria de Ensino, visando à capacitação como um fator importante na melhoria da educação. Anteriormente, os docentes responsáveis pela elaboração das provas eram selecionados por meio de convite. Este ano, porém, a seleção se deu por meio de edital (075).

registrado em: