Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG iniciam intercâmbio em Portugal

Estudantes do IFMG iniciam intercâmbio em Portugal

Oportunidade faz parte do Internacionaliza, programa de mobilidade acadêmica internacional do IFMG.
publicado: 02/03/2023 16h44, última modificação: 08/03/2024 10h29

Terras portuguesas à vista! Em fevereiro, quatro estudantes dos campi Bambuí, Piumhi, Congonhas e Santa Luzia embarcaram para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, onde realizarão um intercâmbio acadêmico de 20 semanas na instituição portuguesa.

Os estudantes Maria Gabriela Carvalho (Zootecnia/Campus Bambuí), Fernando da Costa Barros (Engenharia Civil/Campus Piumhi), Isabela Lima Santos (Letras/Campus Congonhas) e Alda Maria Sá dos Santos (Arquitetura e Urbanismo/Campus Santa Luzia) foram selecionados para participar do Internacionaliza IFMG 2022, programa de mobilidade acadêmica de discentes para 2023. O estudante Charles Viera Barbosa (Pedagogia/Campus Ouro Branco) teve o visto liberado nesta semana e irá embarcar em breve.

Promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o edital 39/2022 disponibilizou cinco bolsas INT-JR, no valor de R$22.707,00 que custeará parcialmente as despesas dos estudantes durante o período de intercâmbio, tais como: alojamento, alimentação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas.

Segundo a diretora de Relações Internacionais, Simone Garcia, o Programa Internacionaliza visa promover a complementação de formação acadêmica para os estudantes de nível superior, por meio da mobilidade internacional com o IPB, além de consolidar o contexto da internacionalização nos campi do IFMG.

Comemorando a seleção e a oportunidade de estudar na Europa, a estudante Alda Moura ressaltou em suas redes sociais a felicidade do momento. “Embarco hoje na maior aventura da minha vida!! Muito orgulho de poder representar meu curso, meu campus, minha faculdade e a educação pública de qualidade do Brasil em Portugal!”, vibrou a estudante do Campus Santa Luzia.

E sem acreditar na realização de um sonho, a discente Maria Gabriela Carvalho, deixou a emoção falar alto e agradeceu aos familiares, professores e amigos pelo apoio. “Já perdi as contas de quantas vezes tentei iniciar ou achar as melhores palavras para descrever o que eu estou vivendo, e talvez eu ainda não acredite que tudo se tornou real! E hoje posso dizer que eu cheguei! Obrigada Pai e Mãe, família, professores, amigos e todos que contribuíram para realização desse sonho, que me acompanha desde criança”, disse ela.

A temporada de estudos no IPB acontecerá entre os meses de fevereiro a julho de 2023, correspondendo ao segundo semestre letivo escolar 2022-2023 no IPB.