Notícias
Rede Federal Mineira de Inovação se reúne para fomentar inovação e empreendedorismo
Impulsionar o desenvolvimento regional através da inovação. Esse foi o foco do 1º Encontro Interinstitucional dos Ambientes de Inovação da Rede Federal Mineira, evento realizado nesta sexta-feira, 12 de setembro, que reuniu representantes dos Institutos Federais de Minas Gerais: IFMG, IF Sul de Minas, IF Norte de Minas, IF Sudeste de Minas, IF Triângulo Mineiro e do CEFET-MG.
Segundo a organização do evento, o objetivo do encontro é aproximar as instituições participantes, compartilhando boas práticas de gestão e estratégias que impulsionem o desenvolvimento regional através da inovação. A abertura contou com a presença de autoridades como o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira; o presidente da Rede Mineira de Inovação e do BH-Tec, Marco Aurélio Crocco; a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Gislayne Gonçalves; o representante do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Anderson Nascimento; o coordenador de Inovação do IF Norte de Minas, Wagner Cavalcante Medeiros; o coordenador de Inovação e Empreendedorismo do CEFET-MG, Daniel Hasan; a diretora de Inovação Tecnológica do IF Sul de Minas, Paula Magda da Silva Roma; a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste de Minas, Flávia Couto Ruback Rodrigues e; o coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo do IFTM, Rodrigo Otávio Decaria de Salles Rossi.

Durante a abertura, o reitor do IFMG, Rafael Bastos, falou sobre a importância dos ambientes de inovação como espaços de criatividade e de desenvolvimento regional. Já o presidente da Rede Mineira de Inovação, Marco Aurelio Crocco reforçou o ponto de que a diversidade é um elemento fundamental para o processo de inovação. "Diferentes olhares geram soluções criativas e eficazes. O tempo de maturidade de um parque tecnológico, por exemplo, cega ser entre 15 a 20 anos. É um processo muito longo, mas também muito gratificante", disse ele.
É a primeira vez que o Serpro sedia um evento de inovação e empreendedorismo. De acordo com Anderson Nascimento, representante do Serpro, os ambientes de inovação são espaços vivos e pulsantes. "A nossa empresa (Serpro) tem 60 anos de tradição e atuante na promoção da inclusão, governança e transformação digital no Brasil. Estamos felizes de acolher o evento", disse ele.
Parceria entre SERPRO ICT e IFMG
Ao final da cerimônia de abertura, selou-se o fortalecimento da parceria entre o IFMG e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
A parceria pretende promover ações conjuntas para prospecção de projetos, parcerias com empresas, capacitação de recursos humanos e difusão tecnológica e integrar os ecossistemas de inovação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, com foco no desenvolvimento sustentável.
Ideias em Diálogo
A primeira atividade temática do encontro, intitulada “Ponto de Partida: Ideias em Diálogo – Empreendedorismo e Startups: tendências emergentes no mercado”, abordou o case do coworking Me Conecta e a empresa de nanotecnologia NanoFood. A mesa foi composta por Igor Boggione (NanoFood), Roberto Duarte (IF Sul de Minas) e Annik Passos (IF Sudeste de Minas), com mediação do diretor de pós-graduação do IFMG, Thiago Quilice.
A professora Annik Passos, do IF Sudeste de Minas Gerais, Campus Juiz de Fora, apresentou o projeto coworking “Me Conecta”. Ela ainda revelou que o projeto de extensão foi reclassificado e passou a atuar como uma aceleradora de negócios, oferecendo mentorias para o redesenho de modelos de negócios, validação de MVPs e apoio à inserção de empreendimentos no mercado de trabalho.
Empresa desenvolve solução que prorroga vida útil do fruto até 5 vezes mais
A NanoFood Technological Food Products, empresa incubada no Ouro Hub, ambiente de inovação do IFMG Campus Ouro Branco, desenvolveu uma solução que pode prorrogar a preservação de frutos pós colheita, ampliando a vida útil de um fruto de 3 a 5 vezes.
O Brasil, como o 3º maior mercado de frutas do mundo, produziu cerca de 43 milhões de toneladas em 2020. Estima-se que aproximadamente 30% dessa produção seja perdida, o que resulta em um significativo prejuízo financeiro”, destaca Igor José Boggione, professor da UFSJ e sócio fundador da empresa. “Com a NanoFood temos uma solução que pode contribuir para o prolongamento da vida útil de frutas, legumes e verduras”, afirma.
Inovação Sustentável
A mesa temática "Inovação sustentável: integrando o meio ambiente nas estratégias de negócios" trouxe a professora Maria Concebida Pereira, do IF Sul de Minas; a engenheira eletricista, Saunaray Barra (SENAI/FIEMG) e Filipe Penha, do Biocomp e Húmis Fertilizante. A mediação ficou sob a responsabilidade de Tatiane Amaral, do IFNMG. O diálogo focou sobre como práticas empresariais inovadoras podem incluir a sustentabilidade em suas estratégias com responsabilidade socioambiental. Durante uma hora, os ministrantes refletiram sobre os modelos de negócios e ressaltaram a preocupação contínua na adoção de soluções que fomentem uma economia mais sustentável.
Inteligência artificial direcionada ao Espaço Maker
A última mesa temática debateu o tema “Inteligência Artificial direcionada ao Espaço Maker” com o propósito de apresentar e discutir como os recursos de Inteligência Artificial (IA) podem potencializar ambientes colaborativos de prototipagem e experimentação. A ideia central é refletir sobre a forma como a IA amplia a criatividade, otimiza processos de desenvolvimento e apoia soluções inovadoras que emergem dentro do espaço maker, promovendo uma integração efetiva entre tecnologia digital e práticas de inovação aberta. O debate teve a participação dos professores Enderson Neves Cruz (Cefet-MG) e Matheus Eloy Franco (IF Sul de Minas), com mediação de Daniel Hasan (Cefet-MG).
A discussão traz à tona tendências, ferramentas e exemplos práticos capazes de inspirar novos caminhos para a criação e experimentação em projetos que utilizam IA. O espaço maker, nesse sentido, torna-se um ambiente privilegiado para explorar as possibilidades de aplicação da inteligência artificial, favorecendo o aprendizado, a inovação e a troca de conhecimentos entre diferentes áreas do saber.
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
O professor Daniel Hasan encerrou o evento trazendo uma reflexão estratégica sobre as perspectivas futuras, próximos passos, diretrizes e encaminhamentos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT).
O evento foi coordenado localmente pela equipe da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG e, teve a colaboração dos institutos federais do Norte de Minas (IFNMG), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Sul de Minas (IF SUL DE MINAS), do Sudeste de Minas (IF SUDESTE DE MINAS) e o Cefet-MG.

