Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante percorre os campi Ouro Branco e São João Evangelista no fim de semana comemorativo ao Dia do Servidor Público

'Disputa' entre campi está acontecendo na gamificação para o PDI. Estudantes e servidores podem contribuir até o dia 4 de novembro pela página do IFMG.
publicado: 30/10/2018 18h21, última modificação: 19/03/2024 11h13

Na semana comemorativa do Dia do Servidor Público, os campi Ouro Branco e São João Evangelista receberam a equipe da Reitoria Itinerante para um bate papo sobre as demandas dos campi e as novidades trazidas pela gestão do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Realizada desde 2015, o objetivo da Reitoria Itinerante é a aproximação entre a Reitoria e a comunidade acadêmica do campus na busca conjunta pelas soluções dos desafios.

A comitiva formada pelo reitor Kléber Gonçalves Glória teve a participação dos pró-reitores de Ensino (PROEN), Carlos Bernardes, do pró-reitor de Administração e Planejamento (PROAP), Leandro Conceição, da pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP), Olímpia Marta e do diretor de Assistência Estudantil, Paulo César Lourenço da Silva que coordenou a reunião com os estudantes.

Durante sua passagem pelos campi, o reitor estimulou a participação das duas unidades acadêmicas no “Game of Campi”, uma consulta pública em forma de jogo que busca opiniões e sugestões da comunidade acerca do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG. O PDI é um documento que irá nortear as ações e estratégias do IFMG até 2023.

O reitor destacou a importância da participação de todos na gamificação do PDI e ressaltou que os cinco campi mais colaborativos e o campus com a ideia mais pontuada receberá um prêmio em dinheiro que será utilizado para compor um espaço de convivência. “Estudantes e servidores podem acessar a página do IFMG e contribuir nos pontos fortes, frágeis, na missão, visão e valores da instituição. Ainda há tempo para que todos os campi se engajem nesta disputa saudável. Os mais participativos garantirão melhorias para o campus”, disse o reitor ao relembrar que a ‘competição’ se encerra no dia 04 de novembro. Os interessados em participar devem acessar o link https://participa.ifmg.edu.br/

Capacitação Profissional

Outro ponto levantado pelos pró-reitores de Ensino e de Gestão de Pessoas foi sobre o curso de Gestão Acadêmica que está disponível tanto para docentes quanto técnico-administrativos do IFMG. O curso é totalmente online, na modalidade EaD, com carga horária de 50h, sendo dividida em cinco módulos temáticos que buscam refletir sobre os desafios da educação nos institutos federais. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta, destacou que o curso garante certificação e progressão aos TAES. “Aqueles que obtiverem 70% de aproveitamento podem emitir o certificado online. Além disso, os técnicos-administrativos ainda podem utilizar o curso na progressão por capacitação”, ressaltou a pró-reitora.

Aniversário e Alimentação Estudantil

Na véspera do aniversário de 67 anos do Campus São João Evangelista, a Reitoria Itinerante esteve durante a sexta-feira (26) se reunindo com os docentes, TAES e lideranças estudantis. O campus teve grande destaque durante o 10º Encontro Esportivo do IFMG, sendo elogiado pelo reitor e por sua equipe.

Sobre a infraestrutura dos campi, nos últimos meses, o IFMG tem se empenhado na busca de recursos extras junto aos Ministérios para que os projetos dos campi sejam atendidos.

E por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Campus São João Evangelista tem sido pioneiro na oferta de três refeições diárias aos estudantes do Ensino Médio. Um dos objetivos do programa é suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição, além da participação da agricultura familiar.

Próximas Reitorias Itinerantes

Em novembro, a Reitoria Itinerante visitará os campi de Betim, Ribeirão das Neves e Ponte Nova.

registrado em: