Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relações entre Brasil e Portugal marcam seminário de internacionalização

Relações entre Brasil e Portugal marcam seminário de internacionalização

publicado: 20/10/2017 10h10, última modificação: 20/10/2017 10h10

Dezenas de estudantes, professores e técnicos administrativos do IFMG estiveram presentes no II Seminário de Internacionalização do IFMG, realizado pela Assessoria de Relações Internacionais no auditório do Campus Ribeirão das Neves, nos dias 17 e 18 de outubro.

Foram promovidas palestras ministradas por membros de instituições brasileiras e do Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, além de um workshop sobre tecnologias educacionais inovadoras. Em relação a esse último, o prof. Igor Paim, do IFCE, apresentou tecnologias as quais teve acesso na Finlândia que diferenciam a atuação do docente em sala de aula. Além disso, estudantes de 12 campi estiveram presentes e narraram suas experiências junto ao programa de intercâmbio que o Instituto oferece junto a Portugal.

Na oportunidade, a coordenadora da Arinter, Ana Cristina Magalhães Costa, afirmou que “que programas de intercâmbio com outras instituições são interessantes para se observar oportunidades fora do Brasil, não que lá seja melhor do que aqui, mas a experiência nos ajuda a compreender melhor nosso papel no mundo”.

Já o reitor do IFMG, Kleber Gonçalves Glória, destacou a importância da internacionalização do IFMG e do fortalecimento da Arinter, lembrando que a instituição está trabalhando para oferecer novas oportunidades de mobilidade acadêmica.

Mini-ONU

Uma das atividades que marcou o evento foi a apresentação da mini-ONU, experiência que está sendo desenvolvida pelos estudantes do Campus Ouro Branco na qual simula-se discussões de impacto internacional (algumas delas apresentadas em outra língua) pelos próprios estudantes, seguindo todo o protocolo daquela organização internacional.

Vale destacar, ainda, que ao assistir tal apresentação, a assessora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, não apenas parabenizou o grupo de estudantes pela ação, mas também sinalizou a intenção de disseminar a iniciativa em outros institutos da Rede Federal.

internacional I

internacional II