Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores de Valadares são orientados sobre prevenção da hipertensão arterial

Servidores de Valadares são orientados sobre prevenção da hipertensão arterial

publicado: 18/09/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 12h41

Palestra Hipertensão Arterial (4).jpgEstimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que 25% da população adulta do país seja hipertensa. Esse número dobra em relação à faixa etária dos brasileiros com idade entre 60 e 69 anos, chegando a 75% dos indivíduos com 70 anos ou mais. Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica e na maioria das vezes silenciosa. Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial dentro dos vasos sanguíneos.

Para alertar os servidores do Campus Governador Valadares sobre a importância da prevenção e os perigos dessa patologia foram realizadas palestras nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do Campus.

A condução ficou a cargo da técnica de enfermagem do Campus, Mirian Pascoal. “Apesar de comum, se não tratada, a hipertensão arterial favorece o aparecimento de doenças que podem ser fatais, como o AVC, infarto e lesões renais”, ressalta.

As causas da hipertensão estão relacionadas ao estilo de vida e a alguns fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, grande consumo elevado de sal e uma alimentação não saudável.

Opinião

O servidor Valter Luis de Sousa, 67 anos, descobriu que tinha a doença em meados de 2002. Segundo ele, não apresentava nenhum dos sintomas mais comuns como dores de cabeça (nuca), náuseas, tontura, nem sangramentoPalestra Hipertensão Arterial (2).jpg nasal. Mas uma ida ao médico acendeu o alerta. “Minha pressão estava 16 por 10; o médico ficou doidinho. De lá para cá cuido mais da minha saúde, em especial da alimentação, e tomo a medicação. A palestra foi muito boa; as pessoas têm mesmo de prestar atenção nessa doença”, recomenda.

A assistente de administração Natali Barboza Caralo classificou a atividade como “ótima”. “Foi muito esclarecedora. Fez com que refletíssemos sobre os nossos atuais hábitos e mostrou a importância da prevenção. Agradeço ao campus e à servidora Mirian pela oportunidade de adquirir mais conhecimento. Aguardo o convite para os próximos eventos”.

Acompanhamento

Os servidores que quiserem fazer o monitoramento da pressão arterial semanalmente podem procurar a servidora Mirian Pascoal no Setor de Atendimento ao Estudante (SAE), de segunda a sexta, de 7h às 13h.