Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Setembro Amarelo

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promove a palestra “Vamos Conversar: saúde mental, em busca de um cuidado diário”. O evento está marcado para o dia 20 de setembro, no auditório da Reitoria, em dois horários: 09h e 14h.
publicado: 13/09/2019 15h02, última modificação: 19/03/2024 07h32

Em meio às ações do Setembro Amarelo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promove a palestra “Vamos Conversar:  saúde mental, em busca de um cuidado diário”. O evento está marcado para o dia 20 de setembro, no auditório da Reitoria, em dois horários: 09h e 14h. A palestrante será a psicóloga e professora do centro Universitário Newton Paiva, Maria Geralda Ferreira.  

Ouro Branco

O Campus Ouro Branco também realiza campanha voltada à discussões relativas à saúde mental. Essa é a terceira vez que a unidade promove atividades durante todo o mês de setembro. 

Dentre as práticas desenvolvidas estão palestras com professores da área de Psicologia, salas interativas, rodas de conversa e intervenções artísticas que promovem reflexões acerca da importância do fortalecimento da saúde mental, em especial para adolescentes e jovens. 

O Campus Ouro Branco promove atividades a respeito desta temática até o dia 27 de setembro. Para acompanhar a programação completa, clique aqui e acesse o site da unidade. 

Piumhi Setembro Amarelo
No início deste mês um varal literário bilíngue marcou presença nos corredores do Campus Piumhi, produzido pelos alunos do 1º ano do curso técnico em Edificações referente à disciplina de Língua Inglesa. A ideia foi conscientizar os estudantes sobre a importância de se discutir saúde mental, tema do Setembro Amarelo.

De acordo com a professora Mariana Schuchter, responsável pelo projeto, a ideia é dar voz aos alunos para que dividam pensamentos e sentimentos sobre o tema em forma de arte. “O envolvimento dos discentes foi muito positivo. É um trabalho diferente, que demanda criatividade, mas também é um assunto muito importante e delicado, que precisa ser debatido dentro e fora da escola”. Ela salienta um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde, mostrando que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do planeta.

São João Evangelista 

O Campus São João Evangelista também destinará um dia para mobilizações em torno da temática do “Setembro Amarelo”. Na próxima quinta-feira, 19 de setembro, diversas ações voltadas às discussões relacionadas ao tema serão realizadas nas dependências da unidade. Dentre as atividades estão uma exposição de opiniões sobre o questionamento: “Porque vale a pena viver?”, uma dinâmica de troca de abraços e, ainda, apresentações musicais.

Além disso, a cidade de São João Evangelista também vai realizar, no dia 28 de setembro, mobilização em torno do “Setembro Amarelo”. As atividades vão ocorrer no bosque da cidade. 

Ponte Nova 

Palestra Ouvir é a melhor solução 1.jpeg

O Campus Ponte Nova, assim como demais unidades, organizou programação especial, relacionada às temáticas abordadas pela campanha, para o mês de setembro. Duas palestras, com especialistas na área, foram realizadas nesta última semana. 

Na terça-feira, 17 de setembro, o Hipnoterapeuta e estudante de Psicologia, João Victor Ribeiro, ministrou palestra com o tema “Ouvir é a melhor solução”. Já na quinta, dia 19, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Eduardo Simonini, conduziu palestra sobre o tema “Saúde mental e vida acadêmica”, na qual abordou temáticas relacionadas à ansiedade e à depressão nas relações pedagógicas e de aprendizagem. 

 O movimento

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pela ONG  Centro de Valorização da Vida, pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.