Você está aqui: Página Inicial > Notícias > || Simpog traz debates relevantes sobre a pós-graduação

|| Simpog traz debates relevantes sobre a pós-graduação

publicado: 10/08/2017 09h31, última modificação: 25/03/2024 13h03

Entre os dias 2 e 3 de agosto ocorreu a segunda edição do Simpósio de Pós-Graduação do IFMG (Simpog), organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), em parceria com a diretoria do Campus Ouro Preto. O evento contou com a participação de representantes da coordenação de Pós-Graduação de vários campi, além dos proponentes de cursos de especialização e mestrado que deverão ser implantados no Instituto.

O Simpog contou a presença da professora do Instituto de Geociências da UFMG, Cristina Augustim, que fez uma conferência sobre os procedimentos de submissão de propostas para abertura na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Além disso, o evento também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, professor Márcio Có, que falou sobre os desafios de implantar programas de pós-graduação em instituições federais de educação tecnológica. Além dessas palestras, foi realizada uma mesa-redonda com o objetivo de discutir a situação financeira dos cursos do IFMG.

“Todas estas discussões foram importantes para alicerçar o caminho que o IFMG vem fazendo para desenvolver suas políticas de pós-graduação. Entre a primeira e a segunda edição do Simpog, o cenário desses cursos se alterou consideravelmente em nossa Instituição”, afirma o coordenador de Pós-Graduação do IFMG, Pablo Menezes.

A professora Geralda Aparecida destaca que o evento trouxe debates muito importantes. “Para nós, do Campus Ouro Preto, esse evento foi importante, pois estamos em um momento de discussão de novas propostas de cursos, tanto de pós-graduação lato sensu quanto de stricto sensu”, afirma.

Dois programas de doutorado interinstitucional estão em funcionamento e foram apresentadas à PRPPG propostas de abertura de especializações e mestrado para início em 2018. Para Pablo, o saldo do evento foi positivo, pois mostra que, gradativamente, as ações do Instituto referentes à pós-graduação serão consolidadas.

registrado em: ,