Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Software desenvolvido no Polo de Inovação ganha registro no INPI
conteúdo

Acontece nos Campi

Software desenvolvido no Polo de Inovação ganha registro no INPI

Projeto foi executado em parceria com uma metalúrgica
publicado: 14/11/2023 17h04, última modificação: 06/03/2024 15h49

Desenvolvido em parceria com a empresa HF Metalúrgica, o projeto "Sistema de Comunicação para Otimização de Processo de Produção de Concertina", criado no Polo de Inovação IFMG, passou pelo processo de registro de software no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). O processo foi intermediado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, e o certificado de registro de programa de computador, emitido no início de outubro

 O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de comunicação para otimizar o processo de produção de concertinas da empresa a partir de um computador central.  O acordo de parceria foi assinado em dezembro de 2019 e finalizado em setembro de 2021. Localizada na cidade de Cláudio (MG), a HF Metalúrgica produz concertinas, cerca ouriço, lanças para muro, cilindro, serpentina, dentre outros produtos. 

Com o registro do software, os pesquisadores/inventores cederam o direito de uso e comercialização para a empresa e para o IFMG. Os autores/inventores do software são: Patrick Santos de Oliveira, (então coordenador do projeto e, hoje, diretor-geral do Campus Formiga), além dos alunos Gabriel  Melo, Mateus Soares e Gabriel Oliveira.