Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Troca cultural e preparativos intensificam participação do IFMG no VII Fórum Franco-Brasileiro

Três equipes do Instituto estarão no evento, que acontece entre os dias 16 e 27 de outubro, na cidade francesa de Bourges
publicado: 11/10/2023 16h04, última modificação: 06/03/2024 16h13
Exibir carrossel de imagens Assistente de Francês, Louise Boudier, no Campus Ouro Preto

Assistente de Francês, Louise Boudier, no Campus Ouro Preto

Como parte dos preparativos para a participação do IFMG no VII Fórum Franco-Brasileiro "Ciência e Sociedade" na França, os três campi envolvidos receberam a visita da assistente francesa Louise Boudier. Ela chegou ao IFMG em março através de uma parceria com a Embaixada da França, no âmbito do programa de Assistentes de Francês.

Além dos cursos de francês oferecidos virtualmente desde a chegada de Louise, a Diretoria de Relações Internacionais tem promovido oficinas presenciais como parte de suas iniciativas de apoio à internacionalização. As visitas tiveram início em junho, quando a assistente conduziu uma oficina de francês no Campus Ouro Preto,  com a participação de alunos que frequentam os cursos ministrados pela professora. Alguns desses estudantes foram selecionados no início deste ano para integrar um projeto de pesquisa liderado pelo Professor Luciano Miguel, em colaboração com o Liceu Franz Stock, cujo ponto culminante será o VII Fórum Franco-Brasileiro.

Em 18 de setembro, a assistente Louise visitou o Campus Santa Luzia, onde houve discussões sobre o projeto de cooperação entre o IFMG e o Agricole Public des Hauts de France (CFA), além de uma reunião com a Comissão de Relações Internacionais da unidade. Ela também se reuniu com a equipe que representará o Campus no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade, liderada pelo professor Daniel Miranda.

No dia 2 de outubro, Louise esteve em Bambuí, onde foi recepcionada pelo professor Gabriel Oliveira e a equipe de alunos que representarão a unidade no Fórum. Ela conduziu uma oficina sobre a francofonia e o aprendizado da língua francesa, com atividades direcionadas para aprimorar a proficiência na língua e a compreensão da cultura francesa no âmbito do IFMG.

Todas essas ações de internacionalização e intercâmbio são fruto do compromisso e da colaboração entre o IFMG e a Embaixada da França. Essa parceria, liderada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), tornou possível a presença de Louise para oferecer aulas e oficinas aos alunos da instituição. "Esses esforços demonstram o comprometimento da nossa instituição em proporcionar experiências enriquecedoras e interculturais aos estudantes" destaca a diretora de Relações Internacionais do Instituto, Simone Garcia de Oliveira.

Fórum Franco-Brasileiro

O VII Fórum Franco-Brasileiro "Ciência e Sociedade" ocorrerá entre os dias 16 e 27 de outubro na cidade francesa de Bourges. O tema central deste ano é o "Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais," abordando três eixos principais: cuidar dos seres vivos, produzir e consumir de maneira alternativa e promover a evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local.

Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne participantes de instituições educacionais agrícolas da França e do Brasil a cada dois anos, alternando entre os dois países. O evento é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o CONIF.