Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade de Itabirito passa ser campus e poderá ampliar oferta de cursos e vagas

Unidade de Itabirito passa ser campus e poderá ampliar oferta de cursos e vagas

A documentação dos campi avançados Arcos e Piumhi também já foi enviada à Setec e está sob análise. Já os processos de Conselheiro Lafaiete, Ipatinga e Ponte Nova estão em andamento.
publicado: 09/05/2024 13h42, última modificação: 14/05/2024 10h09

A portaria 411 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (7 de maio de 2024) alterou a tipologia do Campus Itabirito, que deixou de ser uma unidade avançada do IFMG para tornar-se “campus”. Em suma, isso significa que o campus poderá ampliar sua oferta de cursos e vagas e chegar a 40 professores, além de 26 técnicos administrativos (até então esse número era limitado a 20 professores e 13 técnicos).

Para atingir esse patamar, o Campus Itabirito precisou a atender cinco critérios definidos por meio de portaria da Setec (no1/2024): autorização de funcionamento igual ou superior a cinco anos; oferta de curso técnico de nível médio, na forma integrada; média móvel exponencial progressiva, com resultado superior a, no mínimo, 400 matrículas, em número absoluto; regularidade dominial do terreno, além de edificações existentes na unidade e infraestrutura que permita a integralização dos cursos ofertados e tenham condições de atender a, no mínimo, 800 alunos.

O reitor do IFMG, Rafael Bastos, comemorou a transformação e parabenizou todos os servidores envolvidos na construção do projeto, tanto do campus como da Reitoria. Ele também mencionou que a consolidação do IFMG passa pela transformação de suas outras cinco unidades avançadas (Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Piumhi, Ponte Nova) em campus.

Campus Itabirito

No que tange à infraestrutura para atendimento de mais estudantes, é importante destacar que existe condição no prédio atual para ampliação da oferta de vagas, podendo atingir até 800 alunos distribuídos em dois turnos (diurno e noturno).

Para ampliação acima de 800 discentes, já existe lei municipal sancionada, de nº 3032 de 01 de outubro de 2014 e ofício nº 216/2014-GP de 25 de julho de 2014, do prefeito à época, que autoriza a desapropriação de terreno confrontante ao campus, com área de 4.656.70 m², atualmente em processo de desapropriação pelo município.

Nesse sentido, o diretor do Campus Itabirito, Daniel Fonseca, afirma que essa ampliação na quantidade de cursos e vagas, a ocorrer de maneira progressiva, atenderá a cidade de forma mais ampla, afinal, atualmente o curso técnico integrado tem uma concorrência de 3 a 4 estudantes por vaga. Além disso, “o campus está bem alinhado com os debates no que tange à reconversão econômica de municípios minerados (lembrando que Itabirito é uma cidade mineradora). Assim, temos participado das discussões para observar que curso será mais adequado implantar no futuro”, finaliza.

Campi avançados

A coordenadora do Escritório de Projetos Estratégicos e de Ações de Sustentabilidade, Isabela Stiegert, que está envolvida nos projetos de transformação das unidades, afirma que a documentação de Arcos e Piumhi já foi enviada à Setec e está sob análise. Já os processos dos campi de Conselheiro Lafaiete, Ipatinga e Ponte Nova estão em andamento.