Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental abre inscrições para 2024

Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental abre inscrições para 2024

O curso é gratuito e as aulas são realizadas presencialmente no Campus Bambuí. Inscrições abertas até o dia 30 de junho.
publicado: 29/05/2024 11h05, última modificação: 07/06/2024 09h05

O Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) anunciou a abertura do Edital 76/2024 para a seleção de alunos regulares da turma 2024/2. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho de 2024, com uma taxa de inscrição de R$198. Este curso gratuito busca soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo três linhas de pesquisa: Planejamento e Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Tecnologias Ambientais.

Clique Aqui | Edital 76/2024 - Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

Clique Aqui | Retificação nº01

As aulas serão realizadas presencialmente no Campus Bambuí, às sextas-feiras, sábados e domingos. Além disso, algumas disciplinas podem ser oferecidas de forma condensada ou híbrida no campus sede do programa e em outros campi de instituições de ensino e pesquisa parceiras, conforme previamente comunicado e de acordo com o plano de ensino da disciplina.

Clique Aqui | Inscrições Edital 76/2024 - Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

O edital disponibiliza 14 vagas para ingresso no segundo semestre de 2024. Destas, cinco vagas são reservadas para candidatos que se inscreverem na modalidade de ações afirmativas, conforme os critérios especificados no edital. A seleção será realizada em três etapas: Avaliação do Pré-projeto, Apresentação do Pré-projeto com arguição e análise curricular.

Os candidatos devem enviar todos os documentos exigidos no edital, de forma digitalizada e sequenciada, para o e-mail: mestrado.sustentabilidade@ifmg.edu.br.

No dia 7 de junho de 2024, das 18h às 19h, será realizada uma transmissão online (Live Streaming) para apresentar o programa de pós-graduação e fornecer orientações aos candidatos sobre a elaboração dos pré-projetos, a apresentação à banca examinadora e instruções para a organização da análise curricular.

Clique Aqui | Assista a live

Sobre o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

O Programa teve início em 2015 e, desde então, já realizou 125 defesas. Alguns projetos resultaram na geração de patente pelo INPI, como é o caso do trabalho do egresso Tiago Lucas Ferreira, intitulado “Estudo de caso: automação da análise do tratamento de efluente da oficina de locomotiva da VLI com uso de Arduíno”, em que é abordado o planejamento e a gestão de resíduos hídricos.

Clique Aqui | Confira o Repositório de Defesas do MPSTA