Você está aqui: Página Inicial > Ouvidoria > Ouvidoria sem mistério > Ouvidoria sem Mistério #8: Combate à violência de gênero e ao assédio
conteúdo

Notícias

Ouvidoria sem Mistério #8: Combate à violência de gênero e ao assédio

Panorama geral Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Moral
publicado: 26/06/2025 14h28, última modificação: 10/07/2025 09h10

Na #1ª edição do Ouvidoria sem Mistério, destacamos que a Ouvidoria é um espaço de comunicação entre os cidadãos e o IFMG, voltado para o aprimoramento dos serviços prestados. Uma das formas de promover esse aprimoramento é justamente por meio da escuta ativa e do incentivo à participação social.

Entre as ações que reforçam esse compromisso e das quais a Ouvidoria tem participado, destaca-se a construção e a consulta pública sobre a minuta da Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Moral. O documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) constituído especialmente para tratar do tema.

A consulta pública esteve disponível no portal do IFMG entre os dias 13 de maio e 1º de junho, com garantia de sigilo e anonimato às pessoas participantes. Atualmente, o GT responsável analisa as contribuições recebidas, com o objetivo de consolidar uma versão final que será submetida à apreciação do Conselho Superior do IFMG (Consup).

A discussão dessa temática é fundamental para o fortalecimento de ações institucionais de enfrentamento à violência e ao assédio, e a participação ativa nesse processo contribui diretamente para a construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor em toda a comunidade acadêmica do IFMG.

Tanto a construção da política quanto a realização da consulta pública são ações que promovem a participação social e contribuem para a ampliação dos direitos de cidadania.

Nesse sentido, por se tratar de um tema que dialoga diretamente com a atuação da Ouvidoria, nas próximas edições do Ouvidoria sem Mistério traremos uma breve explicação sobre o que é assédio, suas diferentes formas e os caminhos institucionais disponíveis para seu enfrentamento.

Aguarde e acompanhe conosco!

registrado em: