Notícias
Ouvidoria sem Mistério #13: Ouvidorias Locais do IFMG
Antes de tudo, é importante esclarecer que, em cada órgão federal, existe apenas uma unidade de Ouvidoria integrante do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (SisOuv) e da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv). No caso do IFMG, essa unidade é a Ouvidoria do IFMG (anteriormente denominada Ouvidoria Geral do IFMG). A nomenclatura foi ajustada conforme orientações do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg), considerando que cada órgão possui apenas uma Ouvidoria, assim como uma Corregedoria e uma Auditoria.
Portanto, não existem Ouvidorias separadas para a Reitoria e para os campi. A Ouvidoria do IFMG, sediada na Reitoria, é a instância central e responsável pela gestão das manifestações recebidas pela Instituição.
Entretanto, considerando a extensão geográfica do IFMG e a necessidade de aproximação com a comunidade acadêmica, foram criadas, em 2018, as Ouvidorias Locais. Essas unidades de apoio estão vinculadas à Ouvidoria do IFMG e têm como função auxiliar o trabalho da Ouvidoria e facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos presenciais nos campi. Como mencionado na 1ª edição do Ouvidoria sem Mistério, as Ouvidorias Locais fortalecem a proximidade e o diálogo com a comunidade acadêmica.
Mesmo com esse apoio, a gestão unificada das manifestações registradas na plataforma Fala.BR compete à Ouvidoria do IFMG, que realiza as análises e os devidos encaminhamentos.
Em 2024, passaram a atuar ouvidores(as) locais adjuntos(as) na maioria dos campi, com destaque para participação de mulheres, visando fortalecer o acolhimento de casos de assédio, violência de gênero e discriminação. Essa necessidade foi identificada ao longo de 2023 e abordada pela Ouvidoria do IFMG em reunião do Colégio de Dirigentes, como parte das ações de aprimoramento contínuo do atendimento e da escuta sensível no IFMG.
Na plataforma Fala.BR, as Ouvidorias Locais são cadastradas com o perfil “colaborador”, para o recebimento de registros e “atendente”, que permite que os servidores realizem registros de manifestações em nome dos cidadãos. Posteriormente, cada cidadão pode acompanhar individualmente o andamento da sua manifestação pela plataforma.
A atuação integrada entre a Ouvidoria do IFMG e as Ouvidorias Locais fortalece a participação social, promovendo uma cultura de cooperação, acolhimento e escuta ativa. Essas unidades contribuem para um atendimento mais próximo, acessível e humanizado, garantindo que a Ouvidoria do IFMG esteja sempre ao lado da comunidade acadêmica.
As Ouvidorias Locais também incentivam a construção de uma cultura de trabalho conjunto e colaborativo, voltada para o bom atendimento das pessoas que buscam orientação, apoio ou informações. Dessa forma, sua atuação converge para um atendimento oportuno e qualificado, fortalecendo a estrutura e a presença institucional da Ouvidoria do IFMG em todos os campi.
Para conhecer melhor, seguem os nomes dos servidores que atuam na Ouvidoria do IFMG e nas Ouvidorias Locais:
Ouvidoria do IFMG
- Titular: Marina Contarine
- Assistente de Ouvidoria (Colaboração Técnica): Juliana Rodrigues
Ouvidorias Locais
- Arcos: Meriely Almeida e Valmir Alves
- Bambuí: Gilberto Guimarães e Glênia Silveira
- Betim: Davisson Dias
- Congonhas: Greiciele Martins e Daniel Silva
- Conselheiro Lafaiete: Julia Carvalhal e Leila da Silveira
- Formiga: Ana Teles e Tiago Vieira
- Governador Valadares: Mirian Silva e Gláucia Silva
- Ibirité: Fábio Júnior e Mônica Paz
- Ipatinga: Luciana Coelho e Vanessa França
- Itabirito:Veríssimo Matias
- Ouro Branco: Renata Raimundo e Wander Bebiano
- Ouro Preto: Líria Soares
- Piumhi: Luís Marcelino e Marcela Machado
- Ponte Nova:Ana Karina Reis
- Ribeirão das Neves: Ana Paula Rodrigues e Aline Sima
- Sabará: Flávio Mendonça e Ludmila Murta
- Santa Luzia: Duglécia Rodrigues e Tarcísio Pinto
- São João Evangelista: Janice Gonçalves
Ficou mais fácil entender como funcionam as Ouvidorias Locais? Com a atuação conjunta da Ouvidoria do IFMG e das Ouvidorias Locais, fortalecemos o diálogo, a escuta e a participação social em toda a comunidade do IFMG.
