Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Modalidades de Cotação Prévia de Preços
conteúdo

Modalidades de Cotação Prévia de Preços

publicado 09/05/2025 11h58, última modificação 09/05/2025 17h32

A) O que é?

É a pesquisa e comparação de valores cobrados por diferentes fornecedores de um produto ou serviço, por meio de modalidades/técnicas existentes, antes de efetuar uma compra com uso de verba pública, com o objetivo de poder optar pela proposta mais vantajosa, de modo que o Pesquisador(a) comprove que agiu com economicidade e transparência, sem gastos desnecessários ou prejuízos ao IFMG.

 

B) Quais as Modalidades existentes?

O art. 23 da nova Lei de Licitações fixou 05 (cinco) modalidades de cotação de preços que devem ser utilizadas, na ordem abaixo indicada, como fonte de dados para coleta de preços e decisão sobre a proposta mais vantajosa para a Administração Pública:

1) Sistema de Cotação de Preços do Portal Compras.gov.br (acesse aqui)

2) Comprovação de compras similares realizadas pela Administração nos últimos 12 meses (acesse aqui)

3) Sites de Fornecedores e mídia especializada (acesse aqui)

4) Consulta direta com, no mínimo, 03 (três) fornecedores (acesse aqui)

5) Base nacional de notas fiscais eletrônicas (acesse aqui)

 

C) Como realizar a Cotação de Preços para uso do Cartão BB Pesquisa?

Apesar da ordem de preferência de utilização das modalidades fixadas pela Lei de Licitaçõesaté que sejam realizadas capacitações e novos manuais sobre o tema sugerimos aos Pesquisadores do IFMG, que não estiverem familiarizados com as novas modalidades, para continuarem a realizar a cotação de preços através das Modalidades 03 e/ou 04, que são as mais simples e comuns, seguindo as orientações disponíveis nos links indicados no item anterior.

 

No caso de dúvidas, faça contato conosco através dos seguintes canais:

  • Telefone:  (31) 2513-5155  (Coordenação de Pesquisa - PRIPPG)
  • E-mail:  pesquisa@ifmg.edu.br   e/ou  adriano.dornelas@ifmg.edu.br
  • Chat:  adriano.dornelas  (horário de 12:00h às 18:00h)