conteúdo

Abril Marrom

publicado 07/04/2022 09h47, última modificação 29/07/2022 10h36

Este mês foi escolhido como período de conscientização acerca da SAÚDE VISUAL. Sendo o período escolhido para divulgar informações sobre a  prevenção da cegueira em todas as suas formas.

Mas por que ABRIL? Tal escolha se deve  a alusão ao dia 08 de abril ser comemorado o Dia Nacional do Braile( sistema de escrita para pessoas cegas ou com baixa visão). E a cor marrom é devido a maioria dos brasileiros ter a coloração dos olhos castanhos.

A cegueira( tecnicamente amaurose) é uma condição em que não é possível visualizar os objetos. Pode ser em um olho apenas ( unilateral ) ou em ambos os olhos ( bilateral).
Os olhos são os órgãos sensoriais que detectam a luz refletida pelos objetos para que o cérebro codifique a imagem, quando há alguma lesão, doença ou transtorno nesta região pode ocorrer prejuízos funcionais , diminuição da acuidade visual podendo levar a cegueira.

Ainda podemos dividir suas causas em reversíveis ou irreversíveis.

Dentre as reversíveis podemos citar ceratocone, catarata e descolamento de retina este quando atendida rapidamente na urgência.

No caso de causas irreversíveis temos o glaucoma e a degeneração macular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) quase 80 % das cegueiras ocorridas no mundo são tratáveis e  reversíveis se diagnosticadas  precocemente.

Algumas doenças podem incorrer em perda de visão , dentre elas uma das mais relevantes é o DIABETES. Portanto, manter os índices glicêmicos( açúcar no sangue) dentro dos limites normais é importantíssimo.

Como a maioria das cegueiras  podem ser evitáveis , é recomendável que as pessoas consultem regularmente o oftalmologista. Ao menos uma vez ao ano , e no caso de pessoas que tem algum familiar acometido ir com menos periodicidade.

Pesquisa sobre saúde ocular, realizada presencialmente pelo Instituto Datafolha em outubro do ano passado, com 2.088 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, apurou que metade da população tinha alguma dificuldade para enxergar. A maioria (58%) não tinha o hábito de ir ao oftalmologista anualmente e 10% afirmaram ter diabetes, principal causa de cegueira evitável.

Um em cada três brasileiros admitiu não ir ao consultório de um especialista e entre os que costumavam ir, 34% informaram que a última consulta foi há dois anos ou mais. Somente cerca de 40% realizaram outros exames e não apenas o teste para medir grau de lente de correção.

De acordo com a pesquisa, 95% das pessoas que visitaram um oftalmologista realizaram apenas o “teste de letrinha”, para medir grau de correção visual. Outros exames, como o mapeamento de retina, foram realizados por quatro em cada dez pacientes e 5% dos que se consultaram com especialistas não realizaram nenhum teste.

Um dos hábitos de vida mais comuns na atualidade tem sido um dos vilões da saúde dos olhos: o uso das tecnologias! A exposição e o uso constante de celulares, computadores e notebooks seja para entretenimento ou no trabalho tem contribuído sobremaneira para prejuízos oculares.

 

 

Portanto, quando possível faça pausas durante o uso das tecnologias( telas) e procure um oftalmologista para exames de rotina.

CUIDEM SE!!!

PARA SABER MAIS: https://www.sboportal.org.br/

Fonte:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia

https://www.sbglaucoma.org.br/campanha-abril-marrom-sbg/

registrado em: