Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Qualidade de Vida e Educação Financeira

Qualidade de Vida e Educação Financeira

publicado 16/12/2021 16h06, última modificação 16/12/2021 16h06

Você já parou para pensar que a sua Qualidade de Vida pode melhorar se você estiver atento ao seu bem-estar econômico? Planejar os gastos, organizar as contas e poupar dinheiro pode evitar muitas dores de cabeça futuras. Educação financeira envolve organizar as finanças, saber o quanto ganha e gasta, planejar as contas e pensar no futuro.

Ter uma base financeira sólida é importante para alcançar os objetivos que você julga importantes para viver melhor. E nesse sentido, a educação financeira pode ser uma ferramenta fundamental para iniciar ou dar continuidade a uma vida financeira organizada e planejada.

Nesse período do ano, com as festas de final de ano chegando, compra de presentes e o recebimento  do décimo terceiro salário é um momento ideal para refletir sobre Educação Financeira. É uma época em que muitas pessoas gostam de presentear, mas ninguém precisa ficar endividado para agradar aos familiares e amigos. É importante fazer uma lista das pessoas que deseja presentear, seus limites financeiros e as opções de compra. Com tranquilidade é possível fazer uma pesquisa de preços e aproveitar as melhores ofertas. Neste momento, é importante  evitar também as compras por impulso.

Cuide bem de seu 13º salário e avalie qual a melhor alternativa para ele. Talvez saldar algumas dívidas seja o melhor presente, talvez usar parte do dinheiro extra para investir nas merecidas férias do ano que vem também. Seja coerente com a sua realidade financeira.  Além disso, o ano de 2022 chegará logo, cuidado na hora de parcelar as compras, nos últimos meses do ano. Lembre-se dos compromissos no início de 2022: IPVA, IPTU, matrícula e material escolar.

Além disso, nesta época do ano há também muitas ofertas de empréstimos, consignações e  cartões de crédito, o que pode acarretar uma bagunça na finanças se não for bem planejado o uso deste dinheiro . E caso realmente seja necessário fazer um empréstimo é preciso ficar atento às parcelas se estas irão caber no orçamento, qual a taxa de juros que está sendo cobrada e comparar as condições de cada instituição financeira. Em caso de dívidas antigas negociá-las pode ser interessante. Além disso,  para algumas categorias como servidores públicos e aposentados  são oferecidas melhores condições, o que vale a pena fazer uma pesquisa.

ATENÇÃO: muitas empresas estão oferecendo o refinanciamento do empréstimo consignado com a promessa de redução de juros e volta do troco, mas cuidado, procure instituições de confiança e autorizadas pelo Banco Central.

Nunca é tarde para começar a se organizar financeiramente. Ter controle do seu dinheiro e ter uma quantia guardada para lidar com imprevistos e realizar seus sonhos (viagem, faculdade, morar sozinho, casa própria) são as vantagens de fazer um planejamento pessoal.

Há ainda alguns aplicativos que podem auxiliar no controle financeiro, o que permite gerenciar o orçamento com mais agilidade: Minhas economias, GuiaBolso, Organizze, Mobills Controle Financeiro e Meu Dinheiro.

Segue algumas outras dicas importantes para ajudar no seu planejamento financeiro a longo prazo :

1. Analise bem suas finanças, anote os gastos e dessa maneira poderá  ficar mais claro para onde o dinheiro está indo e como reduzi-los e entenderá também quanto ganha e quanto gasta;
  2. Separe os gastos essenciais dos não essenciais;
  3. Você pode utilizar planilhas e aplicativos para organizar-se financeiramente. Coloque em uma planilha o salário, os gastos no cartão de crédito e as contas fixas (aluguel, água, luz, mercado, internet, etc) Dessa forma o controle fica mais fácil;
  4. Questione-se como tem gasto seu dinheiro e se é realmente necessário comprar mais um item que muitas vezes pode ficar parado no seu armário;
  5. Assuma o controle de sua vida financeira: você manda no seu dinheiro, nunca o contrário;
  6. Reflita sobre o ano passado, o que funcionou e o que é possível melhorar. A partir daí é possível começar a pensar no que deseja para o seu ano novo e nas mudanças que precisa fazer para alcançar os objetivos;
  7. Evite o endividamento excessivo;
  8. Evite compras compulsivas, verifique suas prioridades e faça escolhas;
  9. Tenha uma reserva de emergência no valor de 6 meses do seu custo mensal;

Que todas estas dicas sejam úteis para que  o ano de 2022  seja de menos dívidas e mais sonhos realizados!

Ficou interessado no assunto? Para saber mais há um curso no Enap sobre Gestão de Finanças Pessoais gratuito são 20 horas de modo online e com certificado - https://www.escolavirtual.gov.br/curso/170/

E também há o curso Educação Financeira oferecido pela Câmara dos Deputados também online mas sem certificado - https://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/para-cidadaos/

registrado em: