Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos conquistam medalha e menção honrosa em competição de matemática da rede federal

por Comunicação publicado: 03/12/2020 11h29, última modificação: 03/12/2020 12h06

O esforço de estudantes dos cursos técnicos do IFMG – Campus Governador Valadares rendeu, novamente, bons resultados na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) 2020. Ao todo, 17 alunos participaram da competição. Destes, de acordo com os critérios de classificação, quatro foram premiados. São eles:

Medalha de prata: Rafhael Freitas Cupertino (2º ano Técnico Integrado em Segurança do Trabalho/TST)

Medalha de bronze: Filipe Gomes Ferreira e Silva (2º ano Técnico Integrado em Edificações/TED)

Menção honrosa: André Martins Pereira (2º TST) e Giovanni Gireli (3º TED)

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, todas as etapas da OMIF ocorreram de forma remota. Ao todo, a competição contou com 5.217 alunos, oriundos de 239 campi dos Institutos Federais. A inclusão de alunos surdos foi garantida por meio de intérpretes tradutores de Libras, sendo a servidora Vanessa Castro, do Campus GV, uma das profissionais atuantes.

A olimpíada foi dividida em duas fases. Na primeira, realizada no dia 25/10, os alunos resolveram uma prova com 15 questões. A seguinte ocorreu entre os dias 20 e 22 de novembro, oportunidade em que os inscritos participaram de palestras, oficinas e atividades culturais sobre temas relacionados à Matemática. No último dia do evento, foram anunciados os medalhistas de cada campi.

A seguir, os alunos contam um pouco sobre a preparação, o apoio dos professores e por que vale a pena participar de olimpíadas do conhecimento. Confira!

“Foi gratificante ter tido a oportunidade de participar dessa olimpíada. É sempre bom aprender mais com questões diferentes do padrão que nos estimulam a pensar de uma forma diferente e criativa e testar meus conhecimentos e capacidades com exercícios de raciocínio matemático. Além do mais, tais olimpíadas e testes são um excelente incentivo para o estudante nesse período de ensino emergencial - visto que a situação atual, muitas vezes, é desanimadora - fazendo o aluno ter mais interesse em aprender coisas novas.” (Filipe Gomes F. e Silva, 2ºTED)

"Sempre gostei de brincar com os números e de vislumbrar os desafios da matemática. Fico muito feliz pelo IF ter a iniciativa de criar uma olimpíada de matemática, incentivando nosso estudo e dedicação. Ressalto também a imensurável colaboração, atenção e disponibilidade dos professores de matemática do Campus, Ana Catarina, Bruno e Deise, para a realização da OMIF." (André Martins Pereira, 2º TST)

“Eu gostaria de agradecer ao IFMG e professores, principalmente Ana Catarina, Bruno e Deise, pela oportunidade de participar da olimpíada e pela preparação de qualidade que têm dado para os alunos interessados, bastante importante para minha meta de ser premiado na OMIF e na minha evolução acadêmica. Estou muito feliz com meus resultados e grato pelas oportunidades, graças à instituição.” (Giovanni Gireli, 3º TED)

Incentivo dos mestres

Os estudantes contaram com o apoio dos professores de matemática Bruno Bragança, Deise Borel e Ana Catarina Cantoni. Em nome da equipe docente, prof. Bruno manifesta o orgulho pelo empenho e conquistas dos alunos do Campus.

"É muito gratificante para nós, professores, vermos alunos interessados e envolvidos com competições matemáticas. Apesar do momento em que vivemos, que força o nosso distanciamento, continuamos tendo contato com esses alunos através das turmas em que estão inseridos e também da sala de aula virtual criada para tentar ajudá-los em seus estudos específicos. E foi nesse grupo que continuamos o trabalho para as competições inserindo questões disponibilizadas pela própria coordenação geral da OMIF”, explica.

O docente reconhece o esforço dos 17 alunos inscritos na OMIF 2020. “Gostaríamos de parabenizar todos, não só os alunos premiados, mas também os demais que participaram, na torcida para que essas participações sempre aumentem em quantidade e qualidade”.

Bragança alerta os discentes sobre as vantagens oriundas de competições do tipo. “Orientamos que os alunos não deixem oportunidades como essa passarem, pois já há universidades e institutos que estão separando vagas em seus cursos para alunos premiados em olimpíadas do conhecimento".