Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária visitam a Cenibra, em Belo Oriente

Alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária visitam a Cenibra, em Belo Oriente

Atividade foi desenvolvida por meio das disciplinas Sistemas de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais
por Comunicação publicado: 10/07/2023 13h07, última modificação: 10/07/2023 14h38

Os estudantes do 7° e 9° período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Celulose Nipo-Brasileira S/A, mais conhecida como Cenibra, situada no município de Belo Oriente (MG).

A vista técnica, ocorrida no dia 6 de julho, fez parte da programação da disciplina Sistemas de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais, ministrada pelos professores Arnaldo Cambraia e Déborah Magalhães.

Em um primeiro momento, a comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pela técnica administrativa Simone Gomes e pelos engenheiros Fernando Figueiredo, Gilmar Ramos e Franzisko Busselmann. Na oportunidade, foram apresentados os sistemas de produção de celulose, bem como a gestão dos resíduos no site. Na parte da tarde, o engenheiro Geovane Guzzo apresentou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a Unidade Secadora de Lodo. Ao longo percurso, os estudantes puderam conhecer parte das instalações industriais além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE é composta por um Sistema de Lodos Ativados e trata todo o efluente gerado na produção da celulose branqueada de fibra curta de eucalipto.

“Em sala de aula, lecionamos muitos conteúdos teóricos, porém a assimilação é maior quando se vai a campo e conhece de perto como realmente acontecem os processos. Essa visita à Cenibra ilustrou bem isso e com certeza vai contribuir muito na formação dos futuros engenheiros”, explicou professor Cambraia.

Visita técnica à Cenibra_alunos EAS_06-07-2023Na avaliação da graduanda Gabriela Oliveira Ferreira, do 9° período, as visitas técnicas são de extrema importância para a formação profissional dos discentes. "A experiência de conhecer os processos internos da Cenibra foi de extrema relevância, onde desfrutamos de muito aprendizado em relação à produção e ao tratamento de efluente. Esse tipo de interação é extremamente importante durante a formação do profissional da área de engenharia, uma vez que diversas dúvidas são sanadas sobre as áreas específicas e proporcionam/despertam ainda mais o interesse em continuar no curso escolhido e atuar de forma participativa na profissão futura. Só tenho a agradecer ao IFMG-GV e aos docentes envolvidos que não mediram esforços para a realização desta visita”.

O IFMG-GV agradece à Cenibra e aos seus colaboradores pela recepção e ensinamentos repassados aos discentes durante a visita.

Sobre a empresa
A Cenibra, empresa nipo-brasileira de extração de celulose, foi fundada em 13 de setembro de 1973 e é uma das maiores indústrias deste segmento da região. Atua em 54 municípios, onde desenvolve diversos projetos socioambientais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região. No cenário internacional, é uma das maiores produtoras de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, material que dá origem ao papel. Saiba mais!

Texto e fotos: prof. Arnaldo Cambraia / Edição jornalística: Fernanda Melo

Leia também!  Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária recebe conceito 4 na avaliação do MEC