Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam obra da captação do rio Corrente Grande
conteúdo

Notícias

Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam obra da captação do rio Corrente Grande

por Comunicação publicado: 21/11/2022 16h24, última modificação: 23/11/2022 08h51

Na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, graduandos do 8º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG - Campus Governador Valadares visitaram as obras da adutora do rio Corrente Grande, que será a nova captação de água do município de Governador Valadares. A atividade ocorreu por meio do projeto VimVer da Fundação Renova.

O grupo de estudantes foi acompanhado pelo professor Arnaldo José Cambraia Neto, responsável pela disciplina de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água. “Foi uma manhã de muito aprendizado. Tivemos a oportunidade de conhecer o novo sistema de abastecimento de água da cidade, além de sanar as dúvidas com os especialistas”, explicou prof. Cambraia.

A discente Jéssica Isabel da Silva destacou a importância da atividade para assimilar melhor o conteúdo lecionado em sala de aula. "A melhor forma para absorver o conteúdo da matéria é vivenciando em campo, com as atividades e aulas práticas, que são excelentes ferramentas de aprendizado. Foi uma visita técnica com 100% de aproveitamento", opinou.

A comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pela analista socioinstitucional Marcela Lacerda, da Fundação Renova. O guia na visita foi o engenheiro civil Leonardo Marques.

Sobre a obra

A adutora vai fornecer à sede do município de Governador Valadares uma nova captação de água do rio Corrente Grande. A obra é conduzida pela Fundação Renova e executada em campo por empresas especializadas e com experiência nesse tipo de atividade, que atuam em toda a extensão da adutora, um total de 38 quilômetros. A adutora terá capacidade de escoamento de 900 litros de água por segundo. Três ramais vão interligar a linha tronco da adutora às Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Santa Rita, Centro e Vila Isa. (Informações extraídas do site da Fundação Renova)

Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG-GV