Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária visitam nova adutora de água potável do Rio Corrente

publicado: 06/11/2023 09h44, última modificação: 06/11/2023 11h02

Estudantes do 5°e 8º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) do IFMG Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de visitar a Nova Adutora de Água Potável do Rio Corrente. A ação integra o Programa VimVer da Fundação Renova.

A vista técnica fez parte da programação das disciplinas de Hidráulica (5º período) e Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água (8º período), ambas conduzidas, pelo professor Arnaldo Cambraia. As visitas ocorreram nos dias 16 e 25 de outubro de 2023.

A comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pelos analistas socioinstitucionais Pollyana Teixeira e Maurício Dias. Na oportunidade, foram apresentadas as etapas de construção e as ações Programa VimVer. Na sequência, acompanhados do engenheiro civil Leonardo Marques, os graduandos puderam conhecer, in loco, a adutora. Ao longo do percurso, conheceram as instalações e tiveram a oportunidade de sanar dúvidas. A adutora se encontra na fase de comissionamento e vai fornecer água potável ao município de Governador Valadares. A obra foi conduzida pela Fundação Renova e será operada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE/GV). A sua extensão é de 38 quilômetros e tem a capacidade de escoamento de 900 litros de água por segundo.

Formação complementar

“A prática é muito diferente da teoria. É indo ao campo que se confirma essa frase tão clichê sempre dita em sala de aula. Uma visita técnica é a oportunidade de visualizar os processos e incrementar o conhecimento dos futuros engenheiros”, explicou professor Cambraia.

“Como aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, percebo que visitas como essa são de extrema importância para a construção de cada um de nós como futuros engenheiros, visto que, é possível visualizar na prática o que é disposto em sala de aula de maneira teórica. Além disso, acredito que vivências assim mostram o que nos espera no mercado de trabalho e como podemos moldar o que é aprendido nos livros para uma situação real”, opinou Brenda Coelho da Silva, graduanda do 8° período.

O IFMG-GV agradece à Fundação Renova e aos seus colaboradores pela recepção e ensinamentos repassados aos discentes durante a visita.

Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG-GV

Texto: prof. Arnaldo Cambraia