Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca entrega kit didático sob alerta da necessidade de preservação

Biblioteca entrega kit didático sob alerta da necessidade de preservação

publicado: 29/03/2019 16h57, última modificação: 29/03/2019 16h57

Após um dedicado trabalho da equipe da Biblioteca para separar e organizar em pilhas os 11 exemplares dos livros didáticos, foi feito, ao longo do mês de março, a entrega do material aos alunos dos cursos técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador Valadares.

A bibliotecária Rejane Oliveira explica como se dá o processo que é dividido em três etapas. “A primeira envolve o recolhimento dos kits de livros no final do ano letivo onde é dada baixa no empréstimo de um por um e depois, são organizados por disciplinas. Na sequência, vem a preparação dos kits, feita durante as férias escolares. Nessa fase, os livros são novamente organizados por volumes de acordo com cada série. E por último, a distribuição no início do ano”.

Junto com o kit de livros os alunos recebem também um alerta importante: É preciso conservá-los! A recomendação, explica a bibliotecária, é necessária porque trata-se de material de uso coletivo, ou seja, no ano que vem outras turmas irão precisar usar este mesmo livro. O material chega às instituições de ensino por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que prevê a compra de novos itens a cada três anos.

Entrega livros didáticosPara ilustrar casos de mau uso, a auxiliar de biblioteca, Karina Monteiro, aponta situações concretas que vivenciam na Unidade. “Apesar das recomendações, um número considerável de alunos entregam ao final do ano letivo os livros didáticos com danos diversos como páginas rasgadas, rabiscadas, partes molhadas e com capas estampadas que dificultam a identificação. Tivemos um caso em que o aluno justificou a má conservação por causa do cachorro dele que comeu um pedaço do livro. As ‘desculpas’ apresentadas pelos discentes são as mais variadas e surpreendentes”, conta.

Entrega livros didáticosComo mais uma estratégia para reforçar com os alunos o zelo que precisam ter com os livros didáticos, Rejane foi às salas de aula portando alguns exemplares danificados. “Vocês não iriam gostar de receber um livro todo sujo e faltando pedaço, não é mesmo? Por isso a nossa cobrança de que precisam conservar o material para beneficiar o colega que o usará no ano que vem. É esse sentimento que vocês devem cultivar”, ponderou.

Veja outras fotos no Flickr

Danificou, e agora?

Caso ocorra algum dano ao livro durante o uso, a orientação é para que os estudantes não façam o reparo por conta própria, pois há técnicas específicas para a restauração desse tipo de obra. “Como é prevista a reposição do exemplar em caso de mau uso, os alunos optam em tentar reparar o estrago. Entretanto, não é o indicado, pois muitas vezes a forma como é feito esse reparo compromete ainda mais o material. Nesses casos, eles devem reportar o ocorrido à Biblioteca do Campus”, recomenda Karina.