Notícias
Campus tem 18 poemas selecionados em concurso que celebra os 80 anos de GV
Entre os 80 poemas classificados para o projeto Antologia Poética Valadares 80 anos encontram-se composições de 17 estudantes dos cursos Técnicos Integrados e também de uma docente do IFMG – Campus Governador Valadares. Confira a relação completa!
A iniciativa é do Instituto Psia e tem por objetivo celebrar o octogésimo aniversário de Governador Valadares e valorizar os talentos locais. De acordo com o organização, foram mais de 300 inscritos entre crianças, jovens e adultos.
Adorno é o título do poema de Mariana Caetano, 15 anos, aluna do 1º ano do Técnico em Meio Ambiente. Ela conta como ingressou no universo da escrita e a felicidade de ter sua criação escolhida para compor essa homenagem à cidade. “Desde muito cedo comecei a escrever e sempre tive uma paixão especial pela poesia; criar poemas foi algo muito automático pra mim. Vinha-me um simples trocadilho na cabeça e daí em diante as palavras fluíam pelo papel (ou bloco de notas do celular). Ter um poema escolhido e publicado, depois de participar de outros dois concursos de poesia em 2017, foi um sonho realizado. É muito mais que gratificante; é surreal”.
Mariana faz questão de registrar sua gratidão aos professores que a apoiaram nessa caminhada literária. “Agradeço muito, principalmente, aos professores Wanderson [Batista] e Gilson [Costa] pelo incentivo, e aos projetos Diálogos e Jovens Escritores, ambos desenvolvidos pelo IFMG-GV. Sinto-me muito feliz e orgulhosa, não só pelo Instituto, mas por outros colegas que também tiveram seus poemas escolhidos”, conclui.
Outro que comemora o resultado de destaque no concurso é Antônio Fernandes, 16 anos, aluno do 2º ano do Técnico em Segurança do Trabalho, que também foi incentivado pelo professor de Língua Portuguesa, Wanderson [Batista]. Sua criação foi o poema Uma história de amor em versos. “Foi uma experiência incrível. Eu achei muito significativa essa proposta do Instituto PSIA por trazer ao público algo tão impressionante que é a leitura de uma poesia. Ter meu singelo trabalho reconhecido entre os demais é uma honra e também serve como um incentivo para mim e outras pessoas a continuar escrevendo”, acredita o jovem escritor.
Animada também está a professora de geografia/climatologia e cartografia, Daniela Cunha, que terá publicado na antologia o poema Minas Gerais. “Foi um misto de felicidade e surpresa. Felicidade pela escolha do poema e pela satisfação de poder participar dessa bela homenagem do Instituto Psia aos 80 anos de Governador Valadares, cidade que me acolheu há mais de seis anos e que já se tornou minha cidade de coração. Surpresa porque a escrita de poemas é para mim um momento em que deixo extravasar meus ‘delírios’, aqui entendidos como os mais diferentes sentimentos; e raramente os mostro a alguém. E dos três poemas enviados, justo o que eu pensava ter menor possibilidade de ser escolhido, foi. Trata-se de um poema no qual eu falo de Minas Gerais, suas paisagens, territórios e territorialidades geográficas numa perspectiva poética e, por consequência também homenageio Governador Valadares, uma vez que há uma inserção no poema de características que também nos remetem à cidade”, explica.
Publicação oficial
De acordo com o presidente do Instituto Psia, Marcelo Rocha, o livro será lançado em formato digital (e-book) durante o aniversário de 80 anos de Governador Valadares, no dia 30 de janeiro de 2018. A obra será disponibilizada para download gratuito pelos leitores. Marcelo informa ainda que também haverá a publicação em formato impresso no meio do ano de 2018, época do aniversário do Instituto Psia.